Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Zona sul de SP tem 6 dos 10 bairros com mais covid em 2022

Publicado

dia:

Agente de saúde em trabalho no Jardim Ângela, na zona sul Foto: Amanda Louise/Agência Mural

Dados da prefeitura apontam que Jardim Ângela, Jardim São Luís e Grajaú foram os mais afetados pela variante ômicron no começo deste a ano.

Bairros das periferias da zona sul da cidade de São Paulo foram os mais afetados pela variante Ômicron no começo deste ano. É o que mostram os dados do TabNet, serviço da Prefeitura de São Paulo.

Na primeira metade de janeiro, os distritos da região registraram 32 mil casos – cerca de 9 mil a mais do que a zona leste, que registrou 23 mil casos no período.

A alta de casos desde a descoberta da nova variante voltou a ligar o sinal de alerta sobre a necessidade de manter medidas de proteção como uso de máscaras e lavar as mãos. Nesta sexta-feira (4), os hospitais da região metropolitana registravam mais de 70% de ocupação dos leitos para tratar da Covid-19.

Os registros, coletados até o dia 18 de janeiro, mostram que os três distritos com mais confirmações de Covid-19 foram Jardim Ângela com 4.093, Jardim São Luís com 3.833 e Grajaú com 3.747. Um total de 11.673 mil casos.

Além disso, entre os dez distritos com mais casos confirmados, outros três são da zona sul. Cidade Ademar 2181 casos, Sacomã 2156 casos e Capão Redondo 2034 casos.

No caso do Ângela, o bairro também lidera com relações a casos de gripe com mais 11 mil contaminações no começo do ano.

Por um lado, os três distritos estão entre os cinco maiores distritos da cidade de São Paulo. Todos com mais de 250 mil habitantes. Porém, apresentaram mais casos do outras regiões populosas como a Brasilândia e Sapopemba que ano passado lideravam os números de casos e mortes na cidade de São Paulo.

No entanto, essas periferias também indicam preocupação. Os distritos que ficam nas zonas norte e leste da capital e também possuem mais de 200 mil habitantes, aparecem em quarto e quinto lugares com mais de 2.000 casos confirmados.

Os três distritos que mais confirmaram casos também são os que mais tiveram casos de “síndrome gripal não especificada”, o que pode indicar subnotificação dos casos de covid. No total, 25.383 casos não especificados foram registrados nos três distritos.

Outras regiões

A região central de São Paulo registrou 3.529 confirmações de casos de Covid. Foram 15.625 na zona norte e outros 9.514 na zona oeste.

Regiões com mais casos de Covid-19 em 2022 em São Paulo:

Foto: Agência Mural

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS