Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Veja ideias para renovar a casa em 2023 sem gastar muito – 31/12/2022 – Tudo + um pouco

Publicado

dia:

Veja ideias para renovar a casa em 2023 sem gastar muito - 31/12/2022 - Tudo + um pouco


Quer mudar a decoração da casa em 2023, mas não tem como investir muito? Veja, a seguir, as dicas das arquitetas Júlia Guadix e Carina Dal Fabbro para deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes gastando pouco.

Luminárias

Trocar a lâmpada simples por uma luminária já dá outro visual para os ambientes. Nessa sala, a arquiteta Júlia Guadix escolheu instalar dois pendentes para dar destaque à mesa.

Publicidade

Almofadas

Trocar as capas das almofadas pode mudar completamente a decoração. É importante pensar em uma paleta de cores para o ambiente e escolher as peças de acordo com ela, para que a combinação fique harmônica. Em espaços mais neutros, é possível ousar mais nas tonalidades. Outra opção é manter a mesmo tom do sofá e variar as texturas dos tecidos.

Plantas

As plantas deixam o ambiente mais vivo e aconchegante. Para esconder os vasos de plástico, uma dica é colocá-los dentro de cestos de palha, como fez a arquiteta Júlia Guadix no projeto acima.

Muitas vezes, plantas maiores são mais caras. Por isso, uma alternativa é comprar uma menor e colocá-la em cima de um banco ou mesinha, para que fique da altura desejada.

Publicidade

Um cuidado fundamental é escolher espécies que se adequem bem à luminosidade daquele ambiente. De nada adianta comprar uma planta linda e ela morrer em pouco tempo. De modo geral, espécies de folhas mais escuras se adaptam bem a ambientes internos, desde que haja claridade. É o caso da zamioculca, do pacová, da costela-de-adão e da espada-são-jorge.

Se o espaço não tiver boa luminosidade, uma opção é usar plantas artificiais. Hoje, já existem diversos modelos no mercado que se assemelham muito às naturais.

Bar

Montar um cantinho com itens de bar é um jeito fácil e barato de criar um novo ponto de destaque na decoração. Vale pegar algumas garrafas e uma coqueteleira, por exemplo, e colocá-las dentro de uma bandeja bonita.

Publicidade

Tapetes

Tapetes delimitam espaços, deixam os cômodos mais acolhedores e proporcionam conforto térmico e acústico. Além disso, podem esconder um piso que já está mais velho e com algumas falhas.

Numa sala de estar, o ideal é que o tapete tenha tamanho suficiente para envolver todo o mobiliário, para dar sensação de amplitude. Pelo menos os pés dianteiros do sofá devem estar sobre a peça, que precisa entrar ao menos 20 cm para dentro do móvel.

Se o espaço for muito amplo ou comprido, uma solução é usar tapetes menores e fazer uma sobreposição, sugere a arquiteta Júlia Guadix. Assim, não será preciso gastar tanto com uma peça muito grande ou sob medida.

Publicidade

Quadros

Não é necessário investir em quadros muito grandes para conseguir um efeito bonito. Nesse quarto, Júlia Guadix apoiou dois quadrinhos na cabeceira e os deixou descentralizados em relação à cama.

Puxadores

Um móvel básico pode ganhar uma cara nova com puxadores mais estilosos. Para dar charme a essa mesa de cabeceira simples, a arquiteta Júlia Guadix trocou os puxadores das gavetas por outros com acabamento dourado.

Cantinho

Criar espaços confortáveis e acolhedores em casa, muitas vezes, não exige um investimento financeiro tão alto. Neste quarto, a arquiteta Júlia Guadix instalou uma pequena tenda e completou o cantinho com um tapete peludo e algumas almofadas.

Publicidade

Cabeceira de almofadas

Para não quem não quer investir em uma cabeceira de marcenaria ou estofada, uma ideia é usar almofadas grandes e firmes para cumprir essa função. Nesse quarto, os três almofadões verdes dão um efeito visual de cabeceira e também servem de apoio.

Pintura da parede

Pintar as paredes é uma maneira de deixar um ambiente mais interessante sem gastar muito. Nessa sala com o pé direito alto, a arquiteta Carina Dal Fabbro optou por criar um efeito diferente, pintando o teto e uma faixa de 60 cm na parte superior das paredes.

Pintura de móveis

Uma camada de tinta pode dar uma aparência completamente diferente a um móvel mais velhinho. É o caso dessa estante, que foi pintada de rosa e colocada ao lado de uma geladeira vintage, usada como armário.

Publicidade

Envelopamento

Uma solução interessante para renovar móveis e eletrodomésticos a um baixo custo é o envelopamento, sugere a arquiteta Carina Dal Fabbro. Uma geladeira com a pintura riscada ou descascada, por exemplo, pode ser revestida com um adesivo que pareça inox ou até mesmo com cores e estampas variadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE