Siga-nos nas Redes Sociais


Tecnologia

Vazamento expõe dados de 49 milhões de usuários do Instagram

Publicado

dia:

Uma base de dados, armazenada na Amazon Web Services, estava exposta e sem qualquer tipo de senha como proteção.

O maior problema? Dentro dela estavam os registros de mais de 49 milhões de usuários do Instagram, rede social de fotos do Facebook.

Segundo o TechCrunch, os registros incluíam dados públicos, biografia de perfil, foto do perfil, o número de seguidores, se foram verificados, localização por cidade e país, informações de contato privadas, email do proprietário da conta, endereço e telefone. Além disso, haviam métricas para empresas terem noções de quanto teriam que pagar por publicação aos influenciadores.

“O foco da base de dados exposta são os dados de celebridades

Vale notar que, de acordo com o pesquisador de segurança Anurag Sen, o foco da base de dados exposta são os dados de celebridades. Ou seja: contas com milhares ou milhões de seguidores.

O pesquisador Anurag foi atrás do responsável pela base de dados e encontrou a empresa de marketing Chtrbox, de Mumbai, na Índia. Após o contato, a Chtrbox tirou a base de dados do ar, porém, não entregou comentários sobre o caso.

Já o Facebook enviou a seguinte nota: “Estamos analisando a questão para entender se os dados descritos, incluindo e-mail e números de telefone, são do Instagram ou de outras fontes. Também fazendo perguntas para a Chtrbox para entender de onde esses dados vieram e como se tornaram disponíveis publicamente”.

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS