Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

UPA Vergueiro faz aniversário com mais de 90 mil atendimentos realizados no último ano — Prefeitura

Publicado

dia:


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, referência em saúde na região central de São Paulo, completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira (9), com mais de 90 mil atendimentos realizados. O equipamento integra a Rede de Atenção às Urgências da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne).

Classificada como uma UPA de porte III, com capacidade para realizar 15 mil atendimentos mensais, a unidade concentra casos de complexidade intermediária e compõe uma rede organizada junto à Atenção Básica, à Atenção Hospitalar, ao atendimento domiciliar e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A área de abrangência da unidade é composta por bairros como Bela Vista, Bom Retiro, Liberdade, Sé e Aclimação, cujos desafios tornam ainda mais importante a presença de um serviço de urgência e emergência com fácil acesso e atendimento 24 horas.

Publicidade

“A UPA Vergueiro foi entregue com o objetivo de atender a população da região central de São Paulo. Desde a inauguração, a unidade tem dado suporte para a comunidade local” afirma Cláudio Espin, gerente da UPA Vergueiro.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, trata-se de um importante equipamento entregue pela prefeitura, em uma região que recebe pessoas de toda a cidade de São Paulo. “A UPA atende na modalidade portas abertas. Ou seja, acolhe todo paciente que procura atendimento voluntariamente ou que seja encaminhado pelo Samu, pelo Corpo de Bombeiros e por outros órgãos ou serviços. Além disso, a unidade é referência de saúde para as delegacias locais.”

Infraestrutura

Publicidade

Com atendimento 24h, o equipamento oferece serviços de clínica geral, ortopedia, pediatria, psiquiatria, cirurgia geral e odontologia. São 23 leitos, incluindo os destinados à observação e ao isolamento (adulto e infantil) e os voltados à primeira intervenção em casos cirúrgicos e de trauma. A estrutura física inclui ainda 72 salas, divididas entre consultórios, posto de enfermagem, salas de avaliação, serviço social, quartos para isolamento, recepção e salas de espera.

Apoio intersetorial

A unidade se destaca pelo apoio dado a outros equipamentos de saúde. A UPA Vergueiro é responsável, por exemplo, pelo atendimento clínico de pessoas em vulnerabilidade social, como dependentes químicos. Na unidade, esses pacientes recebem o primeiro atendimento clínico, crucial para a recuperação.

Publicidade

As equipes identificam quais são as necessidades de cada caso, além de estabilizarem quadros mais graves. Em seguida, encaminham o paciente aos serviços especializados da rede municipal, onde poderão dar continuidade ao tratamento. O acolhimento inicial, adequado e humanizado, contribui para que o paciente se sinta bem e se mantenha motivado durante os tratamentos.

Atendimento humanizado

No dia 23 de junho, os profissionais da UPA Vergueiro receberam uma paciente que se queixava de dores abdominais. Após o acolhimento inicial e os primeiros cuidados, a equipe descobriu que ela estava em trabalho de parto. O que torna o caso curioso e inusitado é que a paciente não sabia sobre a gravidez, surpreendendo a si mesma e a todos. Embora as UPAs não façam partos, que são direcionadas para hospitais e maternidades, diante da urgência dessa situação, os colaboradores precisaram realizar o procedimento.

Publicidade

Em outra ocasião, uma estrangeira de 72 anos de idade, que residia no Brasil, deu entrada na UPA Vergueiro com uma infecção urinária grave. Após o acolhimento, os profissionais da unidade descobriram que a paciente não tinha para onde ir. Sem familiares e sem recursos, passou a depender de doações.

Os profissionais da unidade identificaram um hotel social, onde foi acomodada com dignidade. A equipe da UPA Vergueiro continua em contato com o hotel, para garantir a adaptação e o bem-estar da paciente, que se tornou querida entre todos os colaboradores da unidade.

Fotos podem ser obtidas neste link:

Publicidade

 

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: [email protected]
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br


Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE