Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Um País chamado Grajaú: projeto escolar incentiva relação afetiva entre crianças e bairro de SP

Publicado

dia:

Mais do que uma simples denominação sobre uma região da cidade ou uma fronteira determinada em um mapa, um bairro é também um campo de relação de afeto, um universo de memórias e sentimentalidades entre o local e seus moradores.

Esse é o espírito da cartografia afetiva realizada por professores e alunos da EMEF Padre José Pegoraro e o bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo, onde fica localizada a escola.

Com um dos piores índices de desenvolvimento da cidade, a ideia do trabalho é justamente procurar expandir e reposicionar a relação dos jovens com o bairro onde a maioria mora e estuda.

© fotos: divulgação/Facebook EMEF Padre José Pegoraro no bairro do Grajaú, em São Paulo

Para tal, o projeto “Um país chamado Grajaú” reúne as mais diversas disciplinas escolares para o trabalho de ressignificação da relação dos estudantes com seu bairro – através de slams de poesia e trabalhos desenvolvidos em centros culturais, coletivos de grafite, grupos de preservação do meio-ambiente, espaços de educação, centros comunitários e mais.

Passeios pelo bairro e pela história da região fazem parte do trabalho de ressignificação – que inclui a imensa área verde que o bairro possui. Através dessas viagens, o projeto constrói efetivamente um novo e mais rico mapa do bairro.

© fotos: divulgação/Facebook

O efeito da cartografia afetiva é, segundo professores, rapidamente visível: os alunos passam a se orgulhar do local onde mora, para além do que dizem as notícias de violência e pobreza constantes. Para o ano de 2020 que começa, a ideia é ampliar ainda mais o projeto – que “Um país chamado Grajaú” seja para todos os anos do fundamental II na a EMEF Padre José Pegoraro.

© fotos: divulgação/Facebook

Fonte: Hypeness

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas

Copyright © 2019 Grajaú News. Notícias do Extremo Sul de São Paulo. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos citados. As publicações são de exclusiva responsabilidade dos autores e os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Portal. Contate-nos: [email protected]