Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

“Timing técnico é diferente do timing político”, diz presidente do BC sobre juros

Publicado

dia:

Grande Angular


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o anseio pela queda de juros é um “elemento político” em um “trabalho puramente ténico”.

Durante o Lide Brazil Conference, em Londres, nesta sexta-feira (21/4), Campos Neto explicou o motivo pelo qual a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%.

Publicidade

Segundo Campos Neto, o BC aumentou os juros ainda em 2022, o ano da eleição. Se isso não tivesse sido feito, de acordo com o presidente da instituição, a inflação estaria “muito descontrolada e com um custo para a sociedade muito maior”.

“A inflação é o imposto mais regressivo que existe, transfere poder de compra do povo para o governo e é um causador de desigualdade. O Brasil sempre teve juros reais mais altos, mas agora são inferiores à média e precisamos trabalhar para que caiam mais”, declarou.

O presidente do BC disse que os juros no Brasil são altos em função da baixíssima recuperação de crédito e dos indicadores de risco.

Assista à apresentação de Roberto Campos Neto no Lide Brazil Conference:

Publicidade

Campos Neto comparou o Brasil com outros países e afirmou que, no caso da Turquia, onde o juros real é negativo, “a moeda desvalorizou mais de 100% e a inflação está em torno de 70%”.

“Para aqueles que acham que juros real negativo é sinal de um país saudável e crédito abundante, basta olhar para a Turquia que tem juros real negativo, não tem crédito abundante, não é saudável e foi um dos maiores índices de pobreza nos últimos tempos.”

Autonomia

O presidente do BC defendeu a autonomia da instituição contra influência política. Recentemente, o Banco Central foi fortemente pressionado por declarações do presidente Lula (PT) e de outros políticos como o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Publicidade

Também presente no Lide, Pacheco afirmou, na quinta-feira (20/4), que o Brasil não vai crescer com a taxa básica de juros a 13,75% ao ano.

Campos Neto disse que “o Banco Central é um órgão técnico, que toma decisões baseadas em critérios técnicos e transparentes”. “O timing técnico é diferente do timing político. Por isso, a autonomia é importante para dar à sociedade a garantia de que a gente tem funcionários técnicos tomando decisões técnicas sem viés político”, declarou.

Pix

Durante a apresentação no Lide Brazil Conference, em Londres, Campos Neto disse que o Pix tem 134,8 milhões de usuários pessoa física e 11,5 milhões de pessoas jurídicas. Segundo os dados do BC, 33 milhões de pessoas não faziam transferência eletrônica antes do Pix e, agora, usam o Pix de forma constante e regular.

Publicidade

O presidente do BC disse que, dentro do período de um ano e meio a dois anos, será lançado um aplicativo oficial no qual um cidadão conseguirá ver todos os dados dele em diferentes bancos.

“Hoje, você já consegue entrar no seu banco e ver informação de outro banco. Já tem bancos que enviam mensagens para clientes quando eles têm cheque especial para mudar para outro produto. Isso significa competição on-line com comparabilidade e portabilidade instantânea”, pontuou.

Lide

As oportunidades do Brasil no Reino Unido e na União Europeia são o tema principal desta edição do Lide Brazil Conference, transmitido ao vivo no YouTube do Metrópoles, a partir das 8h no horário de Londres (4h no horário de Brasília).

Publicidade

O Lide Brazil Conference reúne ministros, governadores, mais de 250 empresários e investidores para debater os desafios econômicos e institucionais do Brasil e estimular as relações bilaterais entre as duas nações.

Assista ao segundo dia do evento:

Publicidade

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE