Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

SP é a única cidade brasileira em lista das melhores do mundo para andar de bicicleta – Notícias

Publicado

dia:

SP é a única cidade brasileira em lista das melhores do mundo para andar de bicicleta - Notícias


O município de São Paulo é o único brasileiro listado no ranking das 90 cidades do mundo que oferecem as melhores condições para pedalar. O ranking Bicycle Cities Index, produzido anualmente pela empresa de seguros Luko e atualizado neste mês, traz a capital paulista na 76ª posição. A cidade está mais bem colocada que outras da América do Sul, como Bogotá (81ª posição), na Colômbia, e Buenos Aires (83ª), na Argentina.


Já as cidades com melhor colocação estão concentradas na Europa. O pódio é formado por:


1 – Utrecht (Holanda) 

2 – Münster (Alemanha)

3 – Antuérpia (Bélgica)



Amsterdã, cidade tradicionalmente conhecida pelo uso da bicicleta, está em quinto lugar.


A capital paulista possui atualmente 699,2 km de vias com ciclovias permanentes, segundo a prefeitura, sendo a maioria de ciclovias (separadas com obstáculos) e ciclofaixas. Apenas uma pequena parte é de ciclorrotas, em que há indicação para uso de bicicleta, como caminhos entre bairros, por exemplo, e onde as bicicletas trafegam junto aos demais veículos sem nenhuma separação.


O plano de metas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) prevê a implantação de 300 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas até 2024.


Apesar da boa colocação no ranking, a cidade segue registrando mortes de ciclistas. Foram 41 casos em 2021, segundo dados do Infosiga, computados pelo governo estadual, mais que os 35 do ano anterior.

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS