Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

SP atinge marca de 95% dos adultos com vacinação completa da covid

Publicado

dia:

Gstockstudio/Envato Elements

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | canaltech.com.br

O Estado de São Paulo superou a marca de 95% dos adultos com esquema vacinal completo — duas doses ou imunizante de dose única — contra a covid-19. Após analisar os registros da vacinação, os profissionais da saúde do governo informam que o marco foi alcançado na última quinta-feira (9).

Quando se considera a população total do estado de São Paulo, a imunização completa contra a covid-19 caí para 77,88% da população. Na luta contra o coronavírus SARS-CoV-2, esta taxa é a maior entre os estados brasileiros. Além disso, pelo menos 85% de toda a população já inciou o esquema vacinal, mas 7,12% ainda deve receber a segunda dose.

No país, a taxa de imunização completa de adultos está em 65,32%, segundo levantamento da plataforma Our World in Data. Esta porcentagem representa 139,78 milhões de pessoas imunizadas contra a covid-19 no Brasil.

Mais de 95% da população adulta do estado de São Paulo está com a vacinação completa contra a covid-19 (Imagem: Reprodução/Erika8213/Envato Elements)

Vale lembrar que o estado registrou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ômicron (B.1.1.529). O paciente é um homem, de 67 anos, que não viajou para o exterior e contraiu a nova cepa no Brasil.

Vacinação da covid-19 em números

Nesta terça-feira (14), o vacinômetro do governo de São Paulo aponta que 81.374.254 doses de algum imunizante contra a covid-19 foram aplicados na população geral. Esta contagem inclui a primeira e a segunda doses, além do reforço contra a covid-19.

Confira estes números em detalhes:

  •  Primeira dose: 38,1 milhões de aplicações;
  •  Segunda dose: 34,9 milhões de aplicações;
  •  Dose única: 1,18 milhões de aplicações
  •  Reforço: 7,12 milhões de aplicações.

Importância do reforço

Para o reforço da vacina contra a covid-19, o estado reduziu o intervalo de 5 para 4 meses. A medida foi adotada após recomendações do Comitê Científico e de estudos internacionais, segundo o governo. Agora, um dos objetivos é ampliar esse público

“O estado avança na vacinação da dose adicional, medida bastante importante antes das festas de final de ano. Reduzimos o intervalo da vacinação e esperamos ampliar ainda mais os números de SP”, aposta a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Atrasados para a segunda dose em SP

Outro desafio das autoridades estaduais de saúde é convocar os atrasados para a segunda dose. O estado de São Paulo calcula que, pelo menos, 2,9 milhões de pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, mesmo aptos para isso.

A orientação oficial é “para que busquem os postos para se imunizar e, assim, concluir o esquema vacinal antes do Natal e Ano Novo”. A medida pode ser importante para conter potenciais novos surtos da covid-19, como complicações da variante Ômicron.

Fonte: Governo de SP  

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS