A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entregou nesta sexta troféus honorários aos atores Samuel L. Jackson, Danny Glover e Liv Ullmann e à roteirista Elaine May.
A cerimônia não foi televisionada e um clipe com melhores momentos deve ser veiculado durante a festa principal, na noite de domingo, cuja produção tem sido criticada por cortar a exibição de categorias técnicas e homenagens para encurtar a duração do programa.
Jackson, ator de 73 anos famoso por papéis em filmes como “Pulp Fiction” e “Os Vingadores”, recebeu seu prêmio pelo conjunto da obra das mãos de Denzel Washington, que pode vencer como melhor ator neste domingo por sua atuação como Macbeth no longa dirigido por Joel Coen.
Washington celebrou o amigo como o ator mais rentável da história do cinema, o que é comprovado por um estudo especializado da indústria.
Já Glover recebeu o prêmio Jean Hersholt, que reconhece carreiras dedicadas a trabalhos humanitários. O ator de “Máquina Mortífera” foi celebrado pela Academia por um “ativismo de décadas em prol da justiça e dos direitos humanos”, segundo o presidente da instituição.
A norueguesa Liv Ullmann, conhecida por estrelar clássicos de Ingmar Bergman como “Gritos e Sussurros” e “Cenas de um Casamento”, recebeu seu prêmio das mãos do ator John Lithgow, enquanto a lendária humorista Elaine May foi homenageada por Bill Murray, que disse dever a ela a salvação de sua carreira.
A atriz e roteirista brincou que havia sido avisada que quem a introduziria seria Vladimir Zelenski, presidente da Ucrânia, que de fato foi considerado para gravar um vídeo para a cerimônia do Oscar.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Assine a Folha