Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Rio de Janeiro é estado com menor taxa de homicídios solucionados, mostra pesquisa

Publicado

dia:

Rio de Janeiro é estado com menor taxa de homicídios solucionados, mostra pesquisa

Estado com maior taxa de resolução de homicídios é Rondônia, com 90% (Foto: Getty Images)

Em 2019, apenas 37% dos homicídios praticados no Brasil geraram denúncia até o fim de 2020. A informação foi revelada pela pesquisa “Onde Mora a Impunidade? Porque o Brasil precisa de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios”, do Instituto Sou da Paz. Na pesquisa anterior, o índice de solução era maior, de 40%.

O estado onde há menor taxa de resolução é o Rio de Janeiro, onde apenas 16% dos homicídios foram solucionados. O estado com maior índice foi Rondônia, com 90%. Os dados foram levantados pelo Sou da Paz junto aos Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça.

O levantamento contou com dados de 19 estados, enquanto oito não conseguiram produzir informações suficientes para fazer o cálculo necessário.

“A análise sobre o percentual dos homicídios esclarecidos ajuda a mostrar que o país precisa priorizar e reforçar sua capacidade de investigar e processar esses crimes, que são os mais graves e que atentam contra a vida das pessoas”, explica Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

“Sabemos que nosso sistema de segurança pública e de justiça criminal ainda foca muitos esforços nos crimes patrimoniais e em outros sem violência, impulsionando prisões provisórias que lotam o já saturado sistema prisional. É preciso dirigir os esforços e os investimentos, sobretudo, para a investigação e esclarecimento dos crimes contra a vida, onde, de fato, mora a impunidade.”

Estados com maior taxa de resolução:

  • Rondônia: 90%

  • Mato Grosso do Sul: 86%

  • Santa Catarina: 74%

Estados com menos taxa de resolução:

Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Tocantins, Goiás, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Sul não tinham dados completos para formulação do índice.

Segundo o Instituto Sou da Paz, apenas três estados foram capazes de informar dados sobre raça e/ou cor das vítimas dentro do escopo de homicídios esclarecidos.

Fonte: Yahoo Notícias

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS