Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Ribeirão Preto (SP) abre novo trecho de túnel para melhorar trajeto de corredores de ônibus » Diário do Transporte

Publicado

dia:

Ribeirão Preto (SP) abre novo trecho de túnel para melhorar trajeto de corredores de ônibus » Diário do Transporte

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Obra permitirá a ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas

ARTHUR FERRARI

Em Ribeirão Preto (SP), nessa quinta-feira, 28 de julho de 2022, foi detonada a segunda sequência de explosivos para implantação do túnel que permitirá a ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas. A primeira detonação foi realizada em julho de 2020, próximo à avenida Independência, e a segunda, no cruzamento das avenidas Nove de Julho com a Presidente Vargas.

De acordo com a prefeitura, a obra que faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade e terá investimento de mais de 30 milhões de reais, trará mais segurança e fluidez para as vias da cidade. “O túnel é uma obra importante e que garantirá melhoria no tráfego, visto que se trata de um ponto de fluxo intenso e trajeto dos corredores de ônibus da Presidente Vargas e Norte-Sul”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

A prefeitura explica que por ter rochas no subsolo, a detonação foi necessária para a sequência das obras de implantação da rampa de acesso sul do túnel, na avenida Presidente Vargas, que termina entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.

O túnel, que terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, deve desafogar o tráfego da região.

Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva com três bombas hidráulicas para retirada da água, duas funcionando e uma de reserva, capazes de bombear 34,6 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com pouco mais de um metro de largura, segundo a prefeitura.

O acesso a via subterrânea será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que deve criar um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Fonte: Diario do Transporte

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS