Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Quando populações invisibilizadas começam a ganhar força, provocam terremoto social, diz psicólogo

Publicado

dia:

Quando populações invisibilizadas começam a ganhar força, provocam terremoto social, diz psicólogo


A reação raivosa ao empoderamento de grupos sociais antes considerados invisíveis parece um atraso, mas não é. A observação é do psicólogo Alexandre Coimbra, em entrevista à CNN Rádio.

Coimbra cita a filósofa norte-americana Angela Davis para comparar a voz adquirida por minorias a um “terremoto” que abala a base da sociedade inteira e incomoda quem ainda carrega discriminações.

Publicidade

“É uma voz querendo calar a outra voz que está se empoderando”, explica Alexandre Coimbra. “Isso é parte do processo de evolução da sociedade. A gente precisa continuar seguindo firme na mesma condução, dizendo a que veio”.

O psicólogo afirma que o mundo todo tem vivido “terremotos” semelhantes, e que a reação dos preconceituosos também ganhou força em outros países.

“Esses últimos anos foram do orgulho da ignorância”, declara. “A ignorância passou a ser colocada como uma força fálica, como uma forma de demonstrar o poder sobre os outros. E é um poder que oprime e deixa a outra pessoa numa condição inferior”.

Publicidade

Para Alexandre Coimbra, o combate às discriminações é papel também do poder público, e não apenas das famílias.

“A gente está entendendo que convivência é uma matéria de escola. Muitas pessoas acham que é questão de bom senso, mas não se trata de uma atitude intuitiva do humano”, avalia o psicólogo, que alega que as crianças crescem na sociedade brasileira aprendendo a dividir as pessoas por hierarquia e a excluir umas das outras.

“Elas precisam de uma educação que faça o caminho contrário ao que a cultura quer ensinar”.

Publicidade

Coimbra pondera que essa transformação vai levar muitos anos, afirmando que ela desmonta aos poucos preconceitos construídos e sustentados ao longo de séculos no Brasil.

O psicólogo menciona casos especificamente brasileiros, como a desumanização de negros escravizados e indígenas pelos colonizadores europeus.


Fonte: CNN BRASIL

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE