Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Projeto CineB Solar na Janela transforma grandes comunidades periféricas em salas de cinema na pandemia

Publicado

dia:

Campo de futebol em São Bernardo vai levar cinema para 200 casas no dia 17/10

Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil inova durante o isolamento social e cria forma de cinema ao ar livre inspirada em ‘Cinema Paradiso’

Com a pandemia, a Brazucah Produções precisou adaptar o CineB Solar, um dos mais importantes projetos de democratização do cinema em desenvolvimento agora na capital paulista. Em novo formato, o CineB Solar na Janela utiliza energia renovável para exibição de filmes em paredes e telas de comunidades periféricas em São Paulo e na região metropolitana, com o intuito de levar o cinema a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

As próximas sessões acontecem nos dias 16 e 17 de outubro, na zona sul de São Paulo e em São Bernardo do Campo. Na primeira data, o evento será montado no estacionamento do conjunto habitacional Nelson Mandela, em São Bernardo. Já no segundo o telão será erguido em um campo de futebol no Jardim Icaraí, na capital paulista, para que até 200 casas da região possam acompanhar os filmes. O projeto é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco Região, e organização  da Brazucah Produções. Nas datas, o CineB Solar vai exibir sessões de curtas-metragens.

“O CineB Solar na Janela vai levar toda a infraestrutura de uma sessão convencional para os conjuntos habitacionais de moradia popular como Cohabs, CDHUs ou projetos do Minha Casa Minha Vida para que as pessoas possam ter seu momento de lazer”, explica Cidálio Vieira dos Santos, coordenador do projeto. Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca para preparem em casa.

Para Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, é importante apoiar iniciativas como essa. “A missão do sindicato é ajudar o cidadão, atuar em várias áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para tornar a sociedade mais justa e igualitária. Por isso apoiamos iniciativas como o CineB Solar, da Brazucah Produções, pela qual levamos, de forma gratuita, o cinema nacional a bairros periféricos”, afirma.

A adaptação veio após muitos estudos por parte da Brazucah. Em vez das cadeiras, as janelas, no lugar dos alto-falantes, som transmitido pelas ondas de rádio FM, captadas pelo celular. Assim os moradores poderão assistir às produções de dentro dos seus apartamentos e respeitando todas as normas de segurança. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah e idealizadora do projeto, é uma fase desafiadora. “Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o Cinesolar. É o ‘novo normal’ dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil”, comenta. 

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Serviço

CineB Solar na Janela – São Bernardo do Campo

Filme: Curtas metragens nacionais e internacionais  

Data: 16 de outubro

Local: Estacionamento do Conjunto habitacional Nelson Mandela – Rua Venceslau Pereira de Sousa 280 – Bairro Cooperativa 

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pela administração do condomínio

CineB Solar na Janela – Jd. Icaraí

Filme: Curtas metragens nacionais e internacionais

Data: 17 de outubro
Local: Campo de futebol – Rua José Flaviano Costa, 2015 – Jd. Icaraí

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pelos líderes comunitários locais

Fonte: Assessoria de Imprensa Vira Comunicação

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas