Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Programa de recape chega em seis trechos nas zonas Sul e Oeste

Publicado

dia:

Programa de recape chega em seis trechos nas zonas Sul e Oeste


Intervenção ocorre em mais de 150 mil metros quadrados em trechos que necessitam do serviço.

 

Publicidade

Mais de 150 mil metros quadrados do serviço de recapeamento serão iniciados esta semana na Capital, a partir de hoje, 09/01. São seis novos trechos nas Zonas Sul e Oeste. O recape utilizado é de alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras faz um controle rigoroso das ações em campo com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).

Nesta segunda-feira (9), o serviço é iniciado na região da Subprefeitura M’Boi Mirim, nos dois sentidos da Estrada de Itapecerica, entre a Estrada do Campo Limpo e Avenida Giovanni Gronchi, em 33.232 metros quadrados, a previsão de finalizar o serviço é em março deste ano.

Publicidade

Hoje também, a Avenida Nove de Julho, recebe a intervenção no trecho compreendido entre a Alameda Jaú e Rua Espéria, com previsão de terminar o serviço em março, em 21.862 metros quadrados. Além disso, na Subprefeitura Ipiranga, o serviço chega na Rua Tabor, entre a Avenida Dom Pedro e Rua do Manifesto, em 11.338 metros quadrados, com previsão de término em fevereiro.

No último sábado (7), também na região do Ipiranga, o serviço foi iniciado na Rua dos Sorocabanos, entre a Praça do Monumento e a Rua do Manifesto, o serviço termina em fevereiro, em 9.915 metros quadrados. Ainda na região, no próximo dia 11, o serviço se inicia na Av. Presidente Tancredo Neves, no trecho entre a Rua do Lago e Rua do Boqueirão, em 57.186 metros quadrados, com previsão de finalizar o serviço em abril.

Já na região do Jabaquara, o programa chega na Avenida Mascote no próximo dia 16, onde vai recuperar 16.300 metros de asfalto, entre a Rua Palacetes das Águas e Av. Santa Catarina. A previsão de término é em abril.

Publicidade

Programa
No momento, são 37 os trechos que estão em andamento e totalizam uma área de mais de 1,2 milhão de metros quadrados de recape. Outros dois estão previstos para começar nos dias 11/01 (Av. Pres. Tancredo Neves, trecho compreendido entre Rua do Lago e Rua do Boqueirão), e em 16 de janeiro, a Av. Mascote, trecho compreendido entre R. Palacete das Águias e Av. Santa Catarina. Em ambos, a previsão é de término dos serviços em 26/04. Avenida Mascote,

Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa de recapeamento chegou à marca de 3 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, 57 trechos foram finalizados, correspondente a uma área de mais de 1,6 milhão de metros quadrados.

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

Publicidade

Previsto em contrato, o programa está sendo realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

As informações sobre o programa são compiladas e atualizadas em tempo real, através do Portal:

Publicidade

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE