Siga-nos nas Redes Sociais


Curiosidades

Por que existem tantos personagens com pele amarela em desenhos animados?

Publicado

dia:

Por que existem tantos personagens com pele amarela em desenhos animados?

Algumas coisas são tão óbvias que a gente deixa de enxergá-las. E uma delas é esta: é incrível a quantidade de desenhos animados com a cor da pele amarela. Pense em Os Simpsons, Pokemón, Bob Esponja, Hora de Aventuraos Minions em Meu Malvado Favorito: em todos deles, o amarelo é uma das cores que mais se destacam.

Mas por que será que isto acontece? Há algumas teorias. Vamos compartilhá-las aqui.

Uma resposta da teoria das cores

(Fonte: Pixar/Walt Disney Pictures/Reprodução)

Os Simpsons, obviamente, é um grande destaque, pois todo o seu elenco foi desenhado nesta cor. A ideia ali era que qualquer espectador reconhecesse facilmente a animação quando estivesse trocando de canal – o que, como bem sabemos, é o que de fato acontece.

Mas o amarelo não é um tom escolhido por acaso. Esta é uma cor muito importante na teoria das cores, um campo que analisa o funcionamento psicológico das cores e como elas se afetam em relação umas às outras.

Amarelo, como sabemos, é uma das três cores primárias (as outras são vermelho e azul). Ou seja, são elas geram todas as outras cores a partir de suas combinações. Teoricamente, as cores primárias são as que mais se destacam.

Mas acontece que a TV tem um funcionamento que usa o vermelho, verde e azul como cores primárias (o sistema RGB). Dentro deste modelo, a cor complementar do amarelo é o azul. Por isso, situar o amarelo em contraste ao céu ou ao mar costuma ser uma boa opção para personagens.

Quando se faz um desenho animado, costuma-se pensar em um esquema de cores que complemente com o fundo. É por isso, por exemplo, que Bob Esponja Calça Quadrada é de um amarelo vibrante, pois isto causa um bom contraste com o fundo do oceano. Boa parte dos desenhos também são situados em ambientes abertos, exibindo o céu, o que novamente torna o amarelo uma boa opção.

A questão da psicologia das cores

(Fonte: Nickelodeon/Reprodução)(Fonte: Nickelodeon/Reprodução)

Jacob Atkinson, do canal ChannelFrederator, que trata exclusivamente de desenhos, afirma que o nosso contexto cultural faz com que costumemos associar o amarelo à energia, à atividade e à alegria. Isto fica bem explícito quando lembramos do Minions em Meu Malvado Favorito ou da cor da personagem Alegria em Divertida Mente.

O amarelo também se destaca na retina humana. Não por acaso, placas, sinais de alerta e táxis são amarelos, porque querem chamar nossa atenção. Curiosamente, o amarelo é também tido como uma cor “à prova de daltônicos”: ela se destaca tanto que todos podem vê-la.

A cor amarela, por ser associada à diversão, à felicidade e ao calor, traz valores que são muito comuns nos desenhos animados que consumimos. Dá para pensar em um Minion desanimado, num Manda-Chuva borocoxô ou em um Ursinho Pooh chato? Se sua resposta é não, então você conseguem entender porque eles foram projetados nesta cor.

Fonte: Mega Curioso

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE