Siga-nos nas Redes Sociais


Curiosidades

Por que é obrigatório endireitar o assento do avião para decolar e pousar?

Publicado

dia:

Por que é obrigatório endireitar o assento do avião para decolar e pousar?


Quem já viajou de avião deve ter percebido que, sempre antes de a aeronave decolar ou momentos antes de pousar no aeroporto, a tripulação dá instruções para que os passageiros endireitem suas poltronas. Esteja o seu assento totalmente deitado ou apenas levemente reclinado, o resultado nesta etapa sempre será o mesmo: será requisitado que você ajeite a poltrona e ponto final.

Mas por que isto acontece? Por que é obrigatório endireitar o assento do avião na hora de decolar e de pousar?

Publicidade

Por que devo ajeitar a poltrona do avião na decolagem?

Por questão de segurança, tripulação sempre exige que poltronas sejam endireitadas antes de pousos e decolagens

A resposta para esta pergunta é muito mais simples do que você imagina — e não, não tem nada a ver com incomodar a tranquilidade da sua viagem —, e está diretamente ligada à sua segurança e a dos demais passageiros.

Ainda que aviões sejam um dos meios de transporte mais seguros em circulação atualmente, a verdade nua e crua é que acidentes não apenas são passíveis de acontecer como podem ocorrer em uma das nossas viagens. Por ser uma possibilidade difícil de aceitar, embora bastante real, é essencial que todos os voos sigam certos padrões de segurança — e um deles envolve justamente a posição das poltronas.

Publicidade

Como dois dos momentos mais perigosos em todo e qualquer voo são justamente a hora da decolagem e o pouso ao final da viagem, a tripulação é instruída a tomar cuidados ainda maiores nos instantes que precedem estas duas ações. E uma dessas precauções (e talvez uma das que mais incomodem aqueles que só querem viajar em paz) diz respeito ao ângulo das poltronas.

Já estabelecemos que aviões são seguros, mas não estão totalmente livres da probabilidade de acidentes. Pensando nessa possibilidade, ainda que pequena, a tripulação instrui os passageiros a retornarem seus assentos às posições originais, sem inclinação. Este requerimento visa minimizar prováveis ferimentos em caso de acidentes ou, ainda, maximizar as chances de sobrevivência se a situação realmente ficar feia.

Questão de segurança

Posições de impacto utilizadas em caso de emergência. (Fonte: CBC/Reprodução)Posições de impacto utilizadas em caso de emergência. (Fonte: CBC/Reprodução)

Na pequena, mas existente, possibilidade de uma pane no sistema, perda de funcionamento de turbinas, falhas no trem de pouso, ou seja lá qual for o causador de potenciais problemas, estar com a sua poltrona na posição correta pode salvar a sua vida e a da pessoa atrás de você. O mesmo vale para o passageiro à sua frente: o assento dele pode ser a sua salvação e assim por diante.

Publicidade

Se um acidente simples e sem muitos danos acontecer e as poltronas estiverem todas em suas posições originais, fica mais fácil evacuar a aeronave, já que não há necessidade de se esquivar dos encostos recostados. Já em casos mais pesados, estar na posição de impacto pode ser a diferença entre sobreviver ou não a uma queda.


Fonte: Mega Curioso

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE