Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

PIB da China acelera e cresce 3,9% no 3° trimestre

Publicado

dia:

Exame logo 55 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,9% no terceiro trimestre deste ano ante igual período de 2021, segundo informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês), nesta segunda-feira, 24.

O resultado representa uma aceleração após o avanço anual de 0 4% registrado nos três meses anteriores. O número também superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal que esperavam expansão de 3,5%.

O PIB chinês avançou 3,9% no terceiro trimestre ante o segundo, após ter encolhido 2,6% entre abril e junho, ainda de acordo com a NBS. No acumulado do ano até setembro, o avanço foi de 3,0%, bem aquém da meta de cerca de 5,5% estabelecida pelo governo para o ano inteiro.

Originalmente, os dados do PIB estavam marcados para sair na última terça-feira, 18, mas o NBS anunciou que atrasaria a divulgação na véspera do dia agendado, sem detalhar os motivos.

Analistas apontaram para a realização do 20°Congresso do Partido Comunista, que abriu caminho para um terceiro mandato do presidente chinês, Xi Jinping, em inédita consolidação de poder.

LEIA TAMBÉM: Xi Jinping povoa novo gabinete de aliados e se torna ‘dono’ do PC chinês

Fonte: EXAME

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE