Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Panorama instagramável

Publicado

dia:

Panorama instagramável

O teto vermelho e paredes cinzas sinalizam: a 37ª edição do Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo coloca em pauta as tensões sociais e políticas no Brasil nos últimos quatro anos e anuncia as que ainda estão por vir. 

”A força do fogo e da brasa nos mobilizou. Queremos inverter a noção de um Brasil em que o progresso está ligado a devastação ou extração da terra. Aqui, posicionamos a brasa como possibilidade de resistência e, as cinzas, de renascimento”, explica Cauê Alves, Curador-chefe do MAM e integrante do grupo curatorial da mostra, junto de Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson e Cristiana Tejo. A mostra busca levantar soluções artísticas frente ao cenário de emergência atual, investigando como os artistas enraizados no Brasil enfrentam a multiplicidade de problemas herdados há 200 anos do modelo colonial.

Peça da série Garabandal (2019-2022), de Ana Mazzei[/caption]

”Este Panorama é resultado de um esforço coletivo, formado, sobretudo, pela equipe do museu. Colocamos em primeiro lugar a diversidade, tanto na escolha de artistas quanto nos assuntos abordados. Vai desde questões políticas do Brasil até as chamadas “artistas-florestas”, que abordam a questão matriarcal pela luta, acolhimento e compartilhamento de saberes”, conta Tejo. 

SERVIÇO

37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as Cinzas, Brasa

De 23/7/2022 a 15/1/2023

R$ 25

A Microsoft pode ganhar uma comissão de afiliado caso você compre algo recomendado nos links desse artigo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS