Siga-nos nas Redes Sociais


Curiosidades

Os mais assustadores filmes de terror de acordo com a ciência

Publicado

dia:

Os mais assustadores filmes de terror de acordo com a ciência

Os amantes do cinema de terror estão sempre em busca de filmes que os surpreenda – o que significa, neste caso, que consigam provocar o medo. Inclusive, existe até uma área de estudo chamada Science of Scare (em português, algo como “ciência do susto”) que investiga por que certas narrativas ocasionam mais pavor do que outras.

Pois saiba que uma empresa chamada Broadband Choices criou um projeto em que analisou quais eram os efeitos dos filmes de terror no corpo nos espectadores – mais especificamente, o quanto as cenas aceleravam os seus batimentos cardíacos. A partir daí, o estudo elaborou uma lista de quais são as obras mais assustadoras do gênero. Confira!

6. Corrente do Mal (2015)

O sexto lugar está com um filme de terror independente que causou muita comoção quando foi lançado. Corrente do Mal traz uma história perturbadora: uma moça chamada Jay faz sexo com seu novo namorado, e acaba descobrindo que foi contagiada por ele por uma maldição fatal. Se ela não conseguir passar a “doença” adiante, seus dias estarão contados.

Corrente do Mal causou em seus espectadores picos de 93 batimentos cardíacos por minuto, aumentando em 16% a frequência do coração de quem o viu.

5. Atividade Paranormal (2006)

Atividade Paranormal é um marco no cinema de horror: ele é um filme que custou muito pouco e arrecadou milhares de dólares em bilheteria. A obra opera no estilo found footage (terror baseado na premissa de se ter encontrado filmagens reais de alguma tragédia) e mostra a história de um casal que foi aterrorizado por ocorrências malignas.

Os espectadores pularam de susto quando viram o filme, chegando ao ápice de 129 batimentos cardíacos por minuto – ou seja, um aumento de 17% em relação a como estavam inicialmente.

4. Hereditário (2018)

Hereditário, de 2019, apavora porque traz o terror para muito perto de todos nós. O filme conta a história da família Graham, que começa a descobrir segredos terríveis sobre seus ancestrais. Tudo se desenrola dentro de uma casa antiga, o que é um cenário clássico para os sustos.

A obra, que é estrelada pela australiana Toni Colette, causou picos de 18% na frequência cardíaca de quem o assistia pela primeira vez.

3. Invocação do Mal (2013)

Quase todo mundo já viu algum filme da franquia Invocação do Mal. Mas, sem dúvida, o primeiro deles é o mais assustador. O filme foi dirigido por James Wan (um mestre do gênero que já havia criado a franquia Jogos Mortais) e mostra a saga do casal Ed e Lorraine Warren, dois demonologistas que ajudam famílias a se livrar de espíritos malignos.

Os espectadores de Invocação do Mal atingiram uma frequência cardíaca de 133 bpm, um aumento de 20% em relação ao ritmo normal.

2. Sobrenatural (2010)

Mais uma vez, James Wan prova que realmente entende da coisa. Sobrenatural chega em segundo lugar na quantidade de sustos e picos cardíacos que consegue causar em quem o assiste. Ele conta a história da família Lambert (o pai é Patrick Wilson, que também está em Invocação do Mal) que acaba de se mudar para uma nova casa.

Contudo, um dos filhos entra em coma por razões obscuras, e a família começa a desconfiar que há algo estranho acontecendo naquela casa. Ocorre que o problema é bem mais complexo do que isso. O filme é tão assustador que a frequência cardíaca dos espectadores aumentou em 21%.

1. A Entidade (2012)

Em primeiro lugar na lista está o filme A Entidade, estrelado por Ethan Hawke em 2012. Ele interpreta um escritor que muda com sua família para uma casa onde ocorreram assassinatos alguns anos antes. Em pouco tempo, claro, coisas assustadoras começam a acontecer, envolvendo mentiras, fenômenos sobrenaturais e um apavorante snuff movie.

Quando assistiam ao filme, os espectadores tinham picos rápidos em sua frequência cardíaca média, subindo de 85 bpm para 131 bpm. Realmente, um filme de tirar o fôlego.

Fonte: Mega Curioso

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS