Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Os Banshees de Inisherin é o maior vencedor

Publicado

dia:

Os Banshees de Inisherin é o maior vencedor


A tragicomédia anglo-americana Os Banshees de Inisherin foi o principal vencedor do Globo de Ouro de 2013, que foi entregue na noite de ontem em uma cerimônia realizada e transmitida ao vivo diretamente do Hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O filme, levou três estatuetas para casa, incluindo as de Melhor Filme Musical ou de Comédia, Melhor Ator em um Filme Musical ou de Comédia e Melhor Roteiro. A única grande categoria em que a obra saiu derrotada, foi a de Melhor Diretor, vencida por Steven Spielberg por seu trabalho em Os Fabelmans.

Publicidade
Cena de Os Banshees de Inisherin

Isso porque, aparentemente, os membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), entidade que organiza a premiação, parecem ter optado por “dividir” os prêmios. E assim, como Martin McDonagh, diretor de Os Banshees de Inisherin, já havia levado a estatueta de Melhor Roteiro para casa, resolveram premiar o já veterano Spielberg com a estátua de Melhor Diretor.

Tragicomédia confirma favoritismo ao Globo de Ouro

Os Banshees de Inisherin já era o maior favorito da noite, já que já havia recebido o maior número de indicações ao Globo de Ouro desse ano. E a premiação acabou só confirmando esse e também outros favoritismos. Tanto é assim, que os três filmes com o maior número de indicações ao prêmio foram também os que mais estatuetas levaram para casa, respectivamente, Os Banshees de Inisherin, Os Fabelmans e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Talvez nesse sentido, a maior decepção da noite tenha sido o filme Babilônia, de Damien Chazelle, que já havia sido uma grande decepção nas bilheterias e dividido a crítica entre aqueles que amaram e aqueles que odiaram a obra, e acabou só levando o prêmio de Melhor Trilha Sonora para casa.

Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

O Globo de Ouro, apesar de ser muito diferente do Oscar em quase todos os sentidos (desde número de categorias e escopo até corpo de votantes) é considerado uma prévia do Prêmio da Academia, já que consegue mostrar o “humor” da indústria hollywoodiana em um determinado momento e também ser um indicador de quais filmes estão em alta e quais estão em baixa.

Assim, e também por tudo que vem acontecendo na indústria nas últimas semanas, fica claro que Os Banshees de Inisherin está “em alta” e bastante fortalecido para a disputa do Oscar que acontece em 12 de março desse ano.

Publicidade

Possíveis indícios para o Oscar 2023

A tragicomédia deve seguramente receber indicações nas principais categorias do Oscar, incluindo, Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator, entre outros. Sendo que em todas essas categorias, o filme deve estar entre os favoritos a vitória. Inclusive na categoria de Melhor Ator, onde Colin Farrell venceu ontem o Globo de Ouro. O principal “rival” de Farrel nessa categoria deveria ser Brendan Fraser e sua aclamada atuação em A Baleia. Contudo, Fraser acabou perdendo o Globo de Ouro para Austin Butler e sua performance em Elvis, o que também coloca Butler entre os prováveis favoritos a receber uma indicação na categoria de Melhor Ator.

Cena de Os Fabelmans

Além de Os Banshees de Inisherin, outro filme em alta é Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que tem sido muito elogiado nos últimos meses e conta com um elenco majoritariamente asiático, o que também pode ser uma vantagem para a obra, já que a Academia está sempre em busca de “diversidade” em suas premiações. O filme deu ontem a Michelle Yeoh seu primeiro Globo de Ouro e tem tudo para dar a ela, também, sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Além disso, o filme também deu a Ke Huy Quan seu primeiro Globo de Ouro e o ator tem tudo para também ser indicado ao Oscar.

Ke Huy Quan, inclusive, tem uma história engraçada, já que fez muito sucesso como ator-mirim nos anos 80, participando com destaque dos filmes Os Goonies e Indiana Jones e o Templo da Perdição, mas foi praticamente obrigado a largar a carreira de ator na idade adulta, retornando agora aos 50 anos de idade e em grande estilo.

Angela Bassett exibindo a estatueta do Globo de Ouro

Os outros destaques da noite ficaram por conta da vitória de Angela Bassett por seu desempenho em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Fazendo com que ela se tornasse a primeira intérprete a vencer uma premiação dessa magnitude por uma atuação em um filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Além da vitória de Cate Blanchett na categoria de Melhor Atriz de Drama por sua atuação no hermético drama psicológico, Tár.

Além disso, a vitória de Steven Spielberg na categoria de Melhor Diretor mantém tanto ele quanto seu filme Os Fabelmans firmes na disputa por indicações e premiações nas principais categorias do Oscar de 2023.

Publicidade

Argentina 1985

Um destaque importante para a América Latina é que o filme argentino, Argentina 1985, venceu a disputa na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Ao obter tal feito, a obra derrotou outros favoritos como o alemão Nada de Novo no Front e o coreano Decisão de Partir. É importante destacar que o processo de escolha de Melhor Filme Estrangeiro (ou Internacional, como a categoria é chamada atualmente) é muito diferente entre o Oscar e o Globo de Ouro.

Cena de Argentina 1985

Contudo, Argentina 1985 já é também um dos filmes favoritos a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano (junto, inclusive, com os dois outros filmes citados aqui), além de ser uma produção original da Amazon e ser protagonizado por Ricardo Darín. Por tudo isso, é possível afirmar que nossos vizinhos argentinos têm tudo para ter fortes esperanças de vencer seu terceiro Oscar de Filme Estrangeiro na história.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE