Siga-nos nas Redes Sociais


Curiosidades

Os 8 papas mais velhos da história

Publicado

dia:

Os 8 papas mais velhos da história


O papado é uma das instituições mais antigas do mundo, com mais de 200 papas em sua história. Nessa lista, iremos conhecer os 8 papas mais velhos e o seu principal legado como o maior líder da Igreja Católica. 

8. Papa Clemente X

 Wikipedia

Idade: 86 anos e 9 dias (1590–1676)

Publicidade

Quando eleito, o papa Clemente X tentou recusar o cargo por alegar já estar velho demais, pois já tinha 80 anos durante a época da eleição. Depois de muita insistência, ele aceitou ser o novo líder da Igreja Católica.

7. Papa Francisco

a  ALBERTO PIZZOLI/AFP

Idade: 86 anos (1936–presente)

Conhecido por sua simplicidade, papa Francisco é adorado pelos fiéis e pela diocese. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele é o primeiro papa não europeu em mais de 1200 anos. 

Ele acredita que a Igreja deva ser mais aberta e acolhedora. Entre suas decisões mais famosas (até o momento) estão a simplificação no processo de anulação de casamento e combate aos abusos sexuais cometidos por membros do clero.

Publicidade

6. Papa Clemente XII

a  Wikipedia

Idade: 87 anos e 305 dias (1652–1740)

Papa Clemente XII ficou conhecido por investir na arquitetura de Roma, como a criação da Fontana di Trevi e atualização da fachada da Basílica de São João de Latrão.

Ele também foi o primeiro a fazer uma denúncia oficial contra a Maçonaria.

5. Papa Lúcio III

a  Wikipedia

Idade: 88 anos (1097–1185)

Papa Lúcio III e o Imperador Romano Frederico I tiveram diversos conflitos durante o papado, o que fez com que o líder da Igreja Católica fosse exilado de Roma e se mudasse para Verona.

Publicidade

Seu papado também foi marcado por decisões que levaram ao início da Santa Inquisição em 1184.

4. Papa Celestino III

a  Wikipedia

Idade: 92 anos (1106–1198)

Durante seus 7 anos de papado, Celestino III manteve uma relação próxima com diferentes reinados.  Preso ilegalmente pelo rei Ricardo I da Inglaterra, ele tentou excomungar o governante. Contudo, o Colégio de Cardeais não concordou com a atitude.

3. Papa Gregório XII

a  Wikipedia

Idade: 92 anos (1325–1417)

Seu papado foi um dos mais desafiadores da história. Isso porque a Igreja estava dividida no momento, com três papados coexistindo ao mesmo tempo: Gregório XII em Roma, Bento XII em Avinhão e Alexandre V em Pisa. Por fim, ele conseguiu reunificar a Igreja.

Publicidade

2. Papa Leão XII

a  Wikipedia

Idade: 93 anos e 140 dias (1810–1903)

Papa Leão XVI ficou conhecido por acreditar que a Igreja Católica é crucial na promoção da justiça social e na defesa dos direitos humanos. 

Ele lutou pelo direito do trabalhador a um salário justo e condições seguras, assim como o direito a propriedade privada e livre iniciativa.

1. Papa Bento XVI

'  Franco Origlia/Getty Images

Idade: 95 anos e 259 dias (1927–2022)

Papa Bento XVI é o mais velho da história. Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005 para ser o sucessor do papa João Paulo II e renunciou ao cargo em 28 de fevereiro de 2013. Antes de se tornar o líder da Igreja Católica e durante o seu papado, Bento XVI publicou diversos livros sobre a religião católica.

Publicidade

Fonte: Mega Curioso

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE