Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Obras da estação de trem João Dias, da Linha 9-Esmeralda, devem começar ainda em 2019

Publicado

dia:

Segundo o governo, estação será construída pela Tegra Incorporadora e doada ao Estado.

A futura estação João Dias, que fará parte da Linha 9-Esmeralda, deve ter suas obras iniciadas ainda em 2019. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou com pedido de licença ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e, segundo informações da empresa, assim que esse documento for expedido os trabalhos poderão ter início.

Para o desenvolvimento da nova estação, a CPTM avalia quais serão as intervenções necessárias no trânsito e na operação da Linha 9. Futuramente, a linha deverá ter a via férrea e a rede aérea (fios que fornecem eletricidade para que os trens circulem) remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas. A estação ficará na altura do Complexo 17007, um conjunto de torres empresariais construído pela Tegra, na Avenida das Nações Unidas,

O prazo previsto de construção da estação é de 37 meses; a demanda prevista é de cerca de 10.500 usuários por dia útil. O investimento será de R$ 60 milhões.

Doação

O modelo de construção da estação João Dias é inédito em São Paulo. O aparelho será construído pela Tegra, que manifestou o desejo de investir na estação e doa-la ao Estado.

A CPTM, por obrigação legal, organizou um chamamento público em abril deste ano para que outros interessados pudessem manifestar interesse na construção da estação, mas não houve nenhum novo projeto enviado.

Dessa forma, a incorporadora arcará com os custos da estação, que terá edifício principal, passarela de acesso à plataforma central, escadas rolantes/fixas e elevadores, além de equipamentos de acessibilidade.

A estação terá uma entrada dentro do prédio da incorporadora e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros.

Projeção da futura estação João Dias da CPTM — Foto: Divulgação/CPTM

Projeção da futura estação João Dias da CPTM — Foto: Divulgação/CPTM

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE