Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

O que é risco sacado? Entenda como funciona essa operação

Publicado

dia:

Exame Invest logo


Existe uma modalidade de crédito que pode ser oferecida pelas empresas, em conjunto com bancos e instituições financeiras, aos seus fornecedores de produtos e serviços. No entanto, ela acaba sendo pouco conhecida por muitos empresários. Essa operação é conhecida como risco sacado.

Sendo assim, é muito importante entender o que é risco sacado e como ele funciona, já que essa modalidade, quando executada de forma correta, pode oferecer vários benefícios que facilitam o fechamento de um acordo comercial.

Publicidade

O que é risco sacado?

O risco sacado, também chamado de “forfait”, é um serviço oferecido por bancos e também uma prática realizada por empresas, tratando-se de uma modalidade de antecipação de recebíveis

O risco sacado pode ser oferecido por bancos, instituições financeiras ou ser realizado pela empresa que está contratando um serviço ou adquirindo determinado produto de um fornecedor. Essa operação é bastante comum entre empresas do setor de varejo, por exemplo.

Como funciona o risco sacado?

O risco sacado funciona da seguinte forma: uma empresa recebe os produtos de seu fornecedor ou a execução dos seus serviços de forma antecipada ao pagamento. Assim, o valor e as formas de pagamento são acordadas entre as partes de forma prévia.

Publicidade

Nessa operação, o fornecedor realiza a emissão de uma fatura com um prazo a ser financiado por um banco ou instituição financeira autorizada a oferecer essa modalidade, ou seja, o banco credor do risco sacado.

No entanto, o valor de venda não é considerado pelo fornecedor em sua contabilidade quando essa operação é feita. Da mesma forma, a empresa que está pagando de forma antecipada também não reconhece o valor de saída em seu passivo oneroso.

Ao invés de considerar como “passivo oneroso”, a empresa coloca o valor do montante pago como passivo de “fornecedores”.

Publicidade

Quais são as vantagens do risco sacado?

Uma das principais vantagens do risco sacado é que a empresa compradora/contratante tem a possibilidade de aumentar os prazos de pagamento, enquanto consegue ter mais tempo para organizar suas finanças e seu fluxo de caixa

Além disso, trata-se de uma operação de crédito que possui garantia do banco e da empresa, assim como taxas menos custosas para as companhias.

Assim, as empresas conseguem estar em dia com seus fornecedores, ao mesmo tempo que continuam com recursos em caixa para dar prosseguimento ao negócio.

Publicidade

Para o fornecedor, a vantagem está em antecipar o fechamento do negócio e ter uma garantia de que o valor será recebido.

A operação é isenta de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e gera outras vantagens no âmbito fiscal.

Exemplo de risco sacado: Americanas (AMER3)

Existem diversos exemplos de risco sacado no qual as empresas conseguiram se utilizar das diversas vantagens dessa modalidade. Apesar disso, essa operação de crédito também ganhou notoriedade em casos que não tiveram um fim tão agradável para certas companhias, como o da Americanas.

Publicidade

No dia 11 de janeiro de 2023, a empresa anunciou ao mercado que havia constatado “inconsistências contábeis” na ordem de R$ 20 bilhões.

As operações de risco sacado da Americanas não constavam no balanço trimestral da companhia. Assim, elas não eram divulgadas ao mercado como “dívidas”, mas como uma conta de fornecedores.

Já os juros que seriam pagos ao banco eram contabilizados como redução na conta de fornecedores e não como uma despesa financeira da empresa varejista.

Publicidade

Assim, a empresa acumulou uma dívida bilionária com seus fornecedores que não era de conhecimento do mercado financeiro e dos investidores.

Após o ocorrido, as ações da Americanas, negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3) com o ticker AMER3, “derreteram” 77,33% na sessão do dia 12 de janeiro de 2023, sendo este um dos grandes marcos da história do mercado financeiro do Brasil.

Foi possível entender o que é risco sacado e como ele funciona? Acompanhe outros conteúdos do nosso Guia de Investimentos, como:

Publicidade


Que horas abre a bolsa de valores?
O que é a Bolsa de Valores? E o que é a B3?
O que é taxa Selic?


Fonte: EXAME

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE