Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

O que abre e o que fecha em São Paulo no Natal e no Ano Novo

Publicado

dia:

Durante o período das festas de Natal e Ano Novo, alguns comércios e serviços da cidade de São Paulo vão parar, já outros funcionarão em um esquema especial, com horários diferenciados. Para não ser pego de surpresa e ficar sem atendimento, confira a seguir a lista do que abre e o que fecha na cidade.

Hospitais, pronto-socorros, AMAs e UBSs

Na terça-feira, 24, véspera do Natal, quarta-feira, 25, 31 e 1º de janeiro, os hospitais, prontos-socorros, AMAs 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades de AMAs 12h, que abrem de segunda a sábado, inclusive nos feriados e pontos facultativos, atenderão normalmente das 7h às 19h. Já as AMA/UBS Integradas funcionarão nestes dias apenas com pronto atendimento, das 7h às 19h.

Hospitais veterinários públicos

Os Hospitais Veterinários, Zona Leste e Zona Norte não abrirão no Natal (25) e no dia 1º de janeiro, feriado do ano novo.  Nos dias 24 e 31 (véspera de Natal e de ano novo) o Hospital Veterinário da Zona Leste abrirá para atendimento de plantão das 7h às 12h. Nos demais dias, as duas unidades funcionarão normalmente, a partir das 5h45.

O horário de funcionamento dos bancos na véspera do Natal será das 9h às 11h. Isso vale para para todos os estados com horário igual ao de Brasília. No dia 25, quarta-feira, não abrirão, voltando a funcionar normalmente no dia seguinte, 26.

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro. Já no dia 31, terça-feira,, as instituições financeiras não abrem para atendimento.

Os carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, com data de vencimento no feriado poderão ser pagos, sem multa, no dia útil seguinte. A Febraban também orienta a utilização dos canais alternativo, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Correios

A agências dos Correios funcionarão na terça-feira, dia 24, das 9 às 14 horas, com exceção das unidades que possuem horário diferenciado por obrigatoriedade contratual (shopping, prédios comerciais ou governamentais). Na quarta-feira, 25, não haverá atendimento nas agências, nem entrega de correspondência e encomendas. No dia 30, segunda-feira, o funcionamento é normal. Dias 31 e 1º, terça e quarta-feira, não haverá atendimento nas agências.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), que fica dentro do Parque Anhanguera, estará aberto nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, das 8h às 12h. Nos demais dias o atendimento será normal de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. (Plantão telefônico: 3885-6669 e 3918-7192, das 8h às 16h, todos os dias)

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária estará fechada nos dias 24, 25, 30 de dezembro, 1, 2 e 3 de janeiro.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Conselho tutelar

São 52 endereços de Conselhos Tutelares na cidade de São Paulo. Todos irão funcionar no esquema de plantão nos dias 24 e 25 (Natal) e 31 e 1º (Ano Novo).

Para atender os casos da região central, os seguintes números estão disponibilizados:

Plantão Bela Vista: 95413 8662

Plantão Sé: 97283-6593 ou 99617-6041

Para vera a lista completa com os números de outras regiões, acesse o link.

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira Shopping Centers (Abrasce),  no dia 25, o esquema de funcionamento dos shoppings segue o mesmo de feriados, em que cada empreendimento decide sobre os horários.

Mercadão Municipal

Na véspera do Natal, dia 24, o Mercadão central receberá clientes para compras de última hora das 9h às 18h.

SPTrans

Nos dias 24, 25 (Natal) e  31 de dezembro e no dia 1º de janeiro (Ano Novo), o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes.

As lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas. E também os postos que atendem idosos e pessoas com deficiência: Central (Rua Boa Vista nº 274), Term. Santo Amaro e Term. Pirituba. Nos dias 23, 26 e 27 de dezembro todos os pontos de venda atenderão normalmente a população.

Rodízio e Zona Azul

A partir desta segunda-feira, 23, o rodízio municipal de veículos está suspenso na cidade de São Paulo e só volta a valer no dia 13 de janeiro. A suspensão vale apenas para veículos de passeio. Para caminhões e ônibus de fretamento, o rodízio de placas continua valendo normalmente.

Nos dias 24, 25 e 31 e 1º, está suspensa a fiscalização de estacionamento rotativo Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do Parque Ibirapuera. Nos demais locais da cidade, vale a sinalização de regulamentação vigente.

Assistência social

– Equipamentos de Assistência Social da Rede Direta: SAS, CRAS, CREAS, Centros POP e NPJ – Fins de semana, vésperas (natal e ano novo) e feriados – Fechados.

– Serviços conveniados da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade: CCA, CJ, CEDESP, NCI, NAISPD, Centro Dia e outros – Fins de semana, vésperas (natal e ano novo) e feriados – Fechados. Outros dias úteis alguns serviços que aderiram às férias coletivas estarão fechados.

– Serviços conveniados da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: SAICAs, Centros de Acolhida, CPAS, Núcleos de convivência Pop Rua – Abertos todos os dias.

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas