Siga-nos nas Redes Sociais


Tecnologia

Moeda chinesa: qual é a diferença entre renmimbi e yuan

Publicado

dia:

Imagem de: WhatsApp é atualizado com reações, grupos de 512 membros e mais

A China, um dos países mais populosos e extensos do mundo, possui inúmeras diferenças culturais com o Brasil. Sua língua oficial é o mandarim padrão, mas há outros dialetos falados em seu território, cuja área total possui mais de 9 milhões de quilômetros. Além disso, no campo monetário, também existem algumas particularidades, como a existência do Renmimbi (RMB) e o Yuan (CNY).

Quer saber qual a diferença entre essas moedas? Confira mais detalhes logo abaixo!

Renmimbi ou Yuan: qual a diferença entre as moedas chinesas?

Em linhas gerais, o Renminbi (que significa “moeda do povo”) consiste na moeda oficial da China, enquanto o Yuan se trata de uma unidade de conta no sistêmica econômico chinês.

Para simplificar: enquanto o Renminbi é utilizado como valor de troca em compra e venda de mercadorias, o Yuan serve como um numerário aplicado para se tornar o valor de base no mercado e, assim, monitorar preços. Ou seja, o nome da moeda seria Renminbi, enquanto o dinheiro em circulação é contado como Yuan.

(Unsplash/Rob/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Rob 

Portanto, pode-se dizer que o dinheiro na China é impresso em notas de Yuan — no caso, em notas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 yuanes. Além disso, dentro do Yuan, existem também as unidades de jiao e fen. Cada Yuan pode ser dividido em 10 jian e cada jiao subdividido em 10 fen.

No entanto, atualmente, está cada vez mais difícil encontrar moedas de fen em circulação no país. Vale destacar ainda que a moedas chinesas são administradas pelo Banco Popular da China, que também está investindo atualmente em sua própria criptomoeda, chamado de Yuan Digital.

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS