Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Mirantes de São Paulo estão em funcionamento; veja como visitar

Publicado

dia:

© Taba Benedicto/Estadão Cristina Aguiar estava passando pelo centro e decidiu subir ao bar do Terraço Itália

Desde sua reabertura, a cena se repete no bar e restaurante de um dos mirantes mais tradicionais de São Paulo, o Terraço Itália. Perto do fim do jantar, algumas pessoas se ajoelham pelo salão e, com uma aliança nas mãos, perguntam: “Quer casar comigo?”. Os pedidos de casamento são uma tradição por lá, mas estão ganhando força depois da reabertura, em setembro, do espaço, que ficou seis meses fechado por conta da covid-19. “A impressão é que as pessoas estavam ansiosas para retomar suas vidas e projetos. Hoje, todas as noites, muitos pedidos de casamento acontecem por aqui”, disse o gerente do Terraço Itália, Alberto Cestrone.

O Terraço tem até um pacote especial para pedidos de casamento. Por R$1.199, o casal tem um menu personalizado, tacinha de espumante de boas-vindas, arranjo de flores e, principalmente, uma mesa perto da janela, com a vista da cidade à disposição. Sentar próximo aos janelões é fundamental para quem quer aproveitar São Paulo de cima – já que as visitas ao terraço ainda continuam suspensas (ou seja, ainda não é possível subir ao bar/restaurante apenas para apreciar a paisagem do alto). Além do romantismo, todas as normas e protocolos de distanciamento estão sendo seguidos por lá.

O fato é que, depois de tanto tempo impossibilitados de frequentar seus mirantes, os moradores da cidade e turistas começam a redescobrir São Paulo. “Olhar a cidade de cima é fascinante. Eu não consigo ir embora. Estava passando pelo centro da cidade e decidi subir para ter esse privilégio”, disse Cristina Aguiar, 56 anos.

O médico Diego Vieira da Silva, 32 anos, e o construtor Izaltino Pereira de Jesus, de 62 anos, visitaram pela primeira vez o Terraço Itália. “A gente não sabia que gostava tanto da cidade. A pandemia fez a gente pensar sobre isso. Ao olhar a cidade do alto, captamos um pouco da alma dela”, comentou Vieira.

Ainda no centro da cidade, outro mirante reabriu suas portas e já conta com um considerável fluxo de visitantes: o Farol Santander. Desde a entrada da cidade na Fase Verde do plano de flexibilização econômica, o local voltou a receber moradores e turistas (das 13h às 19h, de terça à domingo).

A entrada de visitantes é controlada, o uso de máscaras é, obviamente, obrigatório, assim como a recomendação de distanciamento. O número de pessoas está limitado a 60% da capacidade e a indicação é que os interessados comprem seus ingressos com antecedência, para evitar qualquer tipo de aglomeração. O prédio ainda abriga exposições de arte.

Diferentemente do Terraço, o Farol está com o seu espaço externo liberado. Por lá, famílias e turistas matam saudade da cidade. “Quem olha daqui de cima nem imagina quantos problemas existem lá embaixo. Tudo parece funcionar quando a gente olha do alto”, disse Matilde Costa, de 69 anos, que foi com a família inteira visitar o Farol.

De Vitória (ES), a turista Fernanda Altor, de 37 anos, afirmou que se sente mais segura olhando a cidade do alto. “É um lugar aberto, não tem aglomeração, e te dá uma perspectiva diferente das coisas. Para mim que não sou daqui, olhar a cidade de cima é algo muito impactante e diferente da minha realidade.”

Outros horizontes. O Mirante 9 de Julho, que agora se chama Mira, reabriu no último fim de semana. Por enquanto, o lugar irá funcionar apenas como bar e restaurante, e somente aos domingos. A capacidade do espaço foi reduzida para 65 pessoas (mesas para no máximo 4). Um DJ irá animar o lugar, mas ainda não será permitido “se jogar” na pista.

Baladas com terraço e mirante também já reabriram na cidade, com restrição de lugares e distanciamento. A Tokyo e a Balsa já operam dentro dos limites impostos pela pandemia. Restaurante como o Esther Rooftop, com visão privilegiada da Praça da República, o Sky Hall Terrace Bar, na Vila Nova Conceição, e o The View Bar (Alameda Santos) também já estão recebendo clientes.

Hotéis com mirantes (bares e restaurantes), como o Seen, (Tivoli Mofarrej), Skye Bar (Unique) já estão com programações intensas (respeitadas as normas e protocolos), Tetto Rooftop (WZ Hotel).

Para quem prefere o contato com a natureza, os mirantes do Parque da Cantareira e do Pico do Jaraguá já recebem visitantes. Nesses lugares, foram instalados totens com álcool em gel em pontos estratégicos. Há restrições para o uso de bebedouros (recomenda-se o uso de garrafas). Os monitores ambientais abordam os frequentadores para orientar e evitar aglomerações.

No Parque Estadual Cantareira, os dias de visitação vão de quarta a domingo, nos seguintes horários: Núcleo Pedra Grande, das 8h às 14h para pedestres, e das 14h às 16h para bikers. Nos Núcleos Engordador e Cabuçu, das 8h às 16h. No Jaraguá, o acesso de visitantes é permitido de terça a domingo, das 8h às 15h, com encerramento das atividades às 16h.

O mirante do Shopping Center Light, no centro, só abre para eventos pontuais (para convidados). O Vista Ibirapuera e Obelisco Bar continuam fechados – aguardando a liberação do MAC USP para voltar às atividades. O mirante do Sesc Avenida Paulista também segue fechado por ora, assim como as visitas ao terraço do edifício Copan também.

Mirantes em funcionamento

Terraço Itália

Av. Ipiranga, 344, 41º andar, República; terracoitalia.com.br

Farol Santander

R. João Brícola, 24, centro;

farolsantander.com.br

Mirante 9 de Julho (MIRA)

R. Carlos Comenale, s/n, Bela Vista; Instagram @mirantemira

Tokyo

R. Maj. Sertório, 110, Vila Buarque; tokyo011.com.br

Balsa

R. Cap. Salomão, 26; abalsa.org

Esther Rooftop

R. Basílio da Gama, 29, República; estherrooftop.com.br

Sky Hall Terrace Bar

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.327, V. Nova Conceição;

skyhall.com.br

Seen

Alameda Santos, 1.437,

Jardim Paulista; @seensaopaulo no Instagram

Skye Bar

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, Jardim Paulista; hotelunique.com

Tetto

Av. Rebouças, 955, Pinheiros; tettolounge.com

The View Bar

Alameda Santos, 981, Jardim Paulista; theviewbar.com.br

Parque Estadual da Cantareira

Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1.799, Horto Florestal; ingressosparquespaulistas.com.br

Pico do Jaraguá

Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa; ingressosparquespaulistas.com.br

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas