Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

MIL CIRCOLARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS CIRCENSES GRATUITAS

Publicado

dia:

Mil Circolartes abre inscrições para oficinas circenses gratuitas


O projeto Circo Di Quebrada é uma iniciativa do Mil CircoLartes e oferecerá cursos gratuitos de dança, teatro e circo para uma média de 150 aprendizes em situação de vulnerabilidade social, da zona Sul de São Paulo 

 

Publicidade

O Mil CircoLartes, grupo independente com olhar sensível para proporcionar acesso à cultura nas periferias, através do Projeto Circo Di Quebrada, abre inscrições nos cursos de circo, dança e teatro. As oficinas são todas gratuitas e os interessados podem se inscrever de 01 a 9 de dezembro, presencialmente, na sede localizada no Pantanal, bairro da Cidade Júlia, Pedreira, zona Sul de São Paulo.

As aulas começarão em 11 de dezembro, para crianças e jovens, divididos em turmas de 6 a 9 anos e de 10 a 13 anos. Serão realizadas pela manhã e à tarde, com, aproximadamente 1h 30 min de duração. Os alunos terão um intervalo para lancharem, tudo fornecido pelo projeto. Para se inscrever, é preciso levar: RG do aluno e do responsável e comprovante de endereço. 

O Circo Di Quebrada tem o objetivo de sensibilizar 150 aprendizes nas artes circenses, por meio de vivências lúdicas e na montagem de um espetáculo/mostra circense, ao final de cada oficina.  “O circo é a arte da superação, em que são constantes a proeza e o risco. Agrega e converge diversas linguagens artísticas. Objetivamos levar as vivências do circo e espetáculos para a periferia, assim descentralizamos a cultura”, destaca Edson MilHouse, Diretor Geral, do Mil CircoLartes. 

Publicidade

As oficinas acontecerão no espaço fixo do Mil Circo Lartes e de maneira itinerante em outros lugares, que além da sua história com a comunidade contribui com a região e os moradores, que estão sendo selecionados. 

Carlos Nascimento Costa, Arte Educador de Dança, cita que na dança, será proporcionada sensibilização dos movimentos ao construir noção corporal e espacial, lateralidade e ritmização. “E, ainda, os alunos terão possibilidade de ter processos criativos, criando um corpo cênico dentro das habilidades circenses”. Já no teatro, os alunos aprenderão a trabalhar a improvisação e somar com as esquetes clássicas do palhaço, com a Arte Educadora Vanessa Costa de Souza.

Na oficina circense, a garotada aprenderá números de equilíbrio (perna de pau, rola-rola e pés de latas) e a manipular objetos (malabares e claves), além de acrobacias de solo e aéreas (lira, tecido e trapézio). 

Publicidade

Para deixar a equipe, ainda, mais potente, outros grupos do bairro, também, foram convidados para participar em algum momento desta proposta. 

O projeto Circo Di Quebrada foi contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. E antes deste apoio, contava com ajuda de vários admiradores da arte circense, além de amigos e grupos como o pessoal da La Trupe e a Ong Mboatar.

Abertura Oficial do Projeto Circo Di Quebrada – Parque Sete Campos

Publicidade

No dia 10 de dezembro, das 14h às 16h, no Parque Sete Campos, o Mil CircoLartes fará a abertura, oficialmente, do Circo Di Quebrada. Na ocasião, os frequentadores do parque e quem estiver visitando, poderão participar das atividades oferecidas, tudo gratuitamente, ao ar livre. No endereço: Estrada do Alvarenga, s/n – Cidade Ademar, São Paulo – SP, 04462-000.

Serviço:

Período de inscrições oficinas de circo, dança e teatro: De 01 a 10 de dezembro

Publicidade

Local: Espaço Mil CircoLartes

Endereço: Rua Maria Teresa, 196 – Cidade Júlia

Mais informações: www.milcircolartes.com.br / Instagram: @milcircolartes 

Publicidade

Sobre o Mil Circo Lartes

Fundado em 2015, o Mil CircoLartes é um grupo independente, movido pela alegria dos palhaços, cuja bagagem carrega todo aprendizado conquistado ao longo de suas viagens pelas artes, com espetáculos e eventos na região de Pedreira, ABCD, São Paulo e outros estados em projetos on-line.

O grupo realiza diversas atividades voltadas ao público especial, como: “Pequenos Autistas”, destinado às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, “Projeto Chaplin”, voltado ao público surdo e o mais recente, “Circo-Teatro Terapia”, para grupo de surdos e autistas, formato totalmente on-line.

Publicidade

Com sede na comunidade Pantanal, o Mil CircoLartes é destinado à pesquisa e à prática circense, juntamente, com outras artes. Como já diz o nome do grupo e de seu espaço, a ideia é fazer dele o lar do circo em harmonia com a arte de uma maneira geral, e o “mil” é em virtude de todo mundo no circo fazer “Mil” coisas, o trabalho em equipe é evidente, “todo mundo faz tudo”. O propósito é fortalecer a cultura local e a difusão da arte, promovendo eventos e oficinas para periferia.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE