A Polícia Militar de Santa Catarina afirmou ter encontrado na tarde desta segunda-feira (8) em São Paulo um menino de 2 anos que estava desaparecido havia mais de uma semana. A avó e um tio da criança registraram oficialmente o sumiço do menino à Polícia Civil de Santa Catarina em 5 de maio, mas contaram aos investigadores que a criança estava desaparecida desde 30 de abril.
O menino agora está sob os cuidados do Conselho Tutelar de São Paulo e deve ser levado para a família, em Santa Catarina, nesta terça-feira (9). “A Polícia Militar e a Polícia Civil de Santa Catarina estão realizando os trâmites necessários para que ela retorne para o estado”, informa a PM catarinense, em nota.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a criança foi encontrada dentro de um veículo suspeito que foi rastreado pela equipe do Programa SOS Desaparecidos.
“Rastreamos e pedimos que a PM de São Paulo fizesse a abordagem do veículo”, declarou o coronel, sem informar de quem era o veículo e se houve algum detido. A PM de Santa Catarina disse que outras informações “só serão repassadas após o fechamento da ocorrência”.
A Polícia Civil de São José (SC) instaurou um inquérito na sexta-feira (5), depois que a avó e o tio fizeram o registro do sumiço do menino. A criança mora em Florianópolis com a mãe, a avó e o tio, mas foi em São José que ela desapareceu.
Em seu perfil no Instagram, o humorista Juliano Gaspar, que é tio do menino, falava do desespero da família e pedia a colaboração das pessoas para que a foto do sobrinho fosse compartilhada, junto com os telefones da Polícia Militar e Civil. Nesta segunda-feira (8), ele agradeceu a todos que colaboraram e “enviaram energias positivas”.
“Ele estava em São Paulo. É o que podemos dizer no momento. Mas está bem, são e salvo. Daremos mais detalhes e informações em breve assim que estivermos com ele”, escreveu o tio do menino.
A reportagem não conseguiu falar por telefone com Juliano Gaspar. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do desaparecimento.