Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Governo de SP entrega primeira estação sustentável da CPTM

Publicado

dia:

© Reprodução/Flickr Governo SP

Governo de São Paulo entregou, na última terça-feira (1), a primeira estação sustentável da CPTM. A Vila Olímpia, que fica na linha 9-Esmeralda, foi remodelada para que a energia limpa seja priorizada e para que os recursos naturais sejam preservados.

Em nota, o Governo paulista escreve que o local “passou por uma remodelagem estrutural para redução de impactos ambientais, com novos equipamentos e infraestrutura.”

“A partir de agora, a estação conta com infraestrutura própria para gerar, captar ou reaproveitar a maior parte dos insumos necessários na operação do local. A modernização permite que a parada alcance até 100% de autossuficiência nos meses em que houver disponibilidade para geração de energia limpa ou reuso hídrico”, completa o texto.

Foram implantadas 234 placas solares na cobertura da estação. A estimativa é que elas gerem aproximadamente 8.500 quilowats-hora por mês, zerando tarifa elétrica de R$ 300 mil anuais.

Secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy acredita que outras estações seguirão o rumo que a Vila Olímpia tomou. “Temos aqui mais um projeto importante para a linha 9-Esmeralda que, além de ter sido concedida para atrair investimentos privados aos trens metropolitanos, terá em breve três novas estações”, diz.

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS