Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Furto de celular aumenta nas regiões perifericas

Publicado

dia:

Folha da Minha Sampa - Pautando a Região


Celular é o equipamento eletrônico mais subtraído no país; bateu todos os recordes na estatística policial. Da mesma maneira que o mercado legal de telefonia móvel está tremendamente aquecido, o mercado ilegal está pegando fogo, principalmente, pela facilidade em vender a mercadoria roubada ou trocar por drogas.

 

Publicidade

 

        O interesse do criminoso aumenta de acordo com o valor do celular.  Portanto, se o leitor é apaixonado por seu aparelho, deve prestar atenção a algumas dicas de segurança:

Publicidade

        Conforme ficam mais populares e caros, os celulares se tornam mais chamativos para a prática de crimes como furto e roubo. E, por mais que o aparelho seja recompensa suficiente, muitas vezes alguns indivíduos têm interesse em roubar dados e informações contidas nos celulares.

        Portanto é necessário procurar meios de proteger e recuperar seu aparelho, ou no mínimo, dificultar a ação de criminosos impedindo-os de obter suas informações. Seguem algumas orientações:

– Fique próximo do aparelho o tempo inteiro. Não o deixe sobre uma mesa ou em um bolso aberto da mochila, por exemplo;

Publicidade

– Não tire o telefone do bolso ou da bolsa em áreas conhecidas por furtos e roubos. Evite mexer no aparelho em locais perigosos;

– Não se ofereça para dizer as horas em locais pouco seguros. Muitos indivíduos perguntam as horas para descobrir se o seu aparelho vale a pena ser roubado.

– Coloque senha, código de bloqueio, ou “desenho” para desbloquear seu celular. Logo após o furto ou roubo, o criminoso terá acesso dificultado a seus dados que poderão ser apagados remotamente por você.

Publicidade

        Importante: Guarde os detalhes do seu aparelho. Faça um registro de todas as informações e guarde-o em um local seguro. Alguns dados importantes (O número do telefone/ O fabricante e o Modelo/ Detalhes visuais/ O PIN ou o código de desbloqueio/ O número IMEI (para celulares GSM) — algumas operadoras são capazes de desativar o aparelho através do uso do número).

        Muitos usuários ainda não sabem a importância do IMEI na redução dos registros de furto e roubo de celular, já que com ele é possível bloquear totalmente o aparelho junto à operadora. O celular é inutilizado, mesmo após a

inserção de um novo chip. Através dessa estratégia, a intenção é inviabilizar o comércio de produtos no mercado negro.

Publicidade

        Mesmo com todos os cuidados, é recomendável que as vítimas não deixem de registrar o boletim de ocorrência, e assim auxiliar a polícia a coibir esse tipo de ação delituosa.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE