Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

‘Fiel amigo’, declara Papa Francisco em funeral de Bento XVI; corpo foi enterrado na Basílica de São Pedro

Publicado

dia:


Joseph Ratzinger, papa emérito da Igreja Católica, morreu aos 95 anos e foi enterrado nesta quinta-feira, 5, após cerimônia no Vaticano AFP/ Vicenzo Pinto Papa Francisco presidiu o funeral de Bento XVI

Nesta quinta-feira, 5, ocorreu a missa solene do funeral de Bento XVI, morto aos 95 anos, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. O enterro de um papa emérito é uma cerimônia inédita na história moderna da Igreja Católica. O caixão simples de madeira com os restos mortais de Joseph Ratzinger, que carrega uma cópia dos Evangelhos, foi colocado no altar instalado no átrio da basílica, à qual o papa Francisco chegou em uma cadeira de rodas para presidir o rito. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas participaram do funeral, entre as quais inúmeras autoridades e chefes de Estado. O funeral seguiu o protocolo de um Papa reinante, com algumas modificações. “Também nós, firmemente unidos às últimas palavras do Senhor e ao testemunho que marcou a sua vida, queremos, como comunidade eclesial, seguir as suas pegadas e confiar o nosso irmão às mãos do Pai. Que estas mãos misericordiosas encontrem a sua lâmpada acesa com o azeite do Evangelho, que ele difundiu e testemunhou durante a sua vida”, declarou o papa de acordo com o Vatican News.

Publicidade

Francisco citou nominalmente o papa emérito apenas no final da chamada homilia das exéquias, ritual da liturgia da Igreja Católica destinado aos fiéis defuntos: “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!”. Em seguida, o caixão de Bento XVI foi transportado para o interior da Basílica de São Pedro, onde será enterrado. O caixão de madeira, que deixou a Praça de São Pedro sob os aplausos dos fiéis, deve ser enterrado na cripta onde descansou o predecessor do pontífice alemão, João Paulo II, até sua beatificação em 2011, data em que seus restos mortais foram removidos do local.

*Com informações da AFP

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE