Siga-nos nas Redes Sociais


Saúde

Exercícios melhoram saúde de quem sofre com fibromialgia

Publicado

dia:

Estudo da USP revela ainda quais atividades físicas são mais recomendadas

Pacientes que têm fibromialgia costumam apresentar sintomas de depressão e fortes dores. Por deixar os músculos rígidos e trazer incômodo após esforços físicos, muitas pessoas que sofrem da doença não se arriscam a exercícios.

Mas um artigo publicado na revista Medicina da USP aponta que a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia pode ser melhorada, sim, com atividades físicas. A pesquisa avaliou 50 adultos com diagnóstico da doença, sendo 49 mulheres e somente 1 homem. Em média, eram pessoas casadas, com filhos e idade próxima aos 47 anos.

A doença pode ser sentida em diversas partes do corpo, pois provoca uma dor “músculo-esquelética” e acarreta em cansaço, estresse e insônia. Ela atinge cerca de 2,5% dos brasileiros, tem difícil diagnóstico e é considerada a segunda doença reumática mais comum – perdendo somente para a osteoartrite.

A análise verificou que tais dores intensas e sintomas de depressão apresentaram menores índices após a realização de atividades físicas pelos participantes. De acordo com os autores do estudo, o resultado pode estar relacionado aos ?métodos imperfeitos aplicados para a medição, quantificação do tempo e intensidade da atividade praticada?.

Atividades físicas mais recomendadas

Os pesquisadores avaliaram a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia nos seguintes quesitos: capacidade funcional, status de trabalho, sintomas físicos e dolorosos, e distúrbios psicológicos.

Ao praticarem atividades como caminhada, corrida, academia e hidroginástica, os participantes não apresentaram melhoras significativas. Contudo, exercícios que exigem maior socialização, como aulas de dança e esportes, se mostraram mais eficazes na redução dos sintomas da fibromialgia.


Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas

Copyright © 2019 Grajaú News. Notícias do Extremo Sul de São Paulo. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo de sites externos citados. As publicações são de exclusiva responsabilidade dos autores e os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Portal. Contate-nos: [email protected]