Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

EUA nomeiam 1ª mulher negra para integrar cúpula do banco central | Delas

Publicado

dia:

EUA nomeiam 1ª mulher negra para integrar cúpula do banco central | Delas

Reprodução/ Arquivo pessoal

Lisa Cook é falante de 5 idiomas e trabalhou na recuperação de Ruanda em 1994

Lisa Cook é a primeira mulher negra da história dos Estados Unidos a atuar no Fed, banco central norte-americano. A sua nomeação foi oficializada na última terça-feira (10) após uma votação acirrada. Cook é formada em economia pela Universidade de Oxford e pesquisadora especializada em como as discriminações raciais afetam a economia americana e as resseções econômicas atingem mais duramente a população mais pobre.

A economista recebeu apoio total dos democratas durante a votação, no entanto, não obteve nenhum voto por parte dos republicanos, criando um empate decido pela vice-presidente Kamala Harris. A oposição alega que apesar de ser qualificada, ela, juntamente com o presidente Joe Biden, acabaria politizando o banco central estadunidense. No entanto, analistas econômicos do banco discordaram e descartaram as preocupações. 

“Apresentei candidatos altamente qualificados para dirigir esta instituição, e insisto encarecidamente ao Senado a confirmá-los sem atrasos”, declarou o presidente Biden. 

Lisa Cook juntamento com outras mulheres, como Karine Jean-Pierre, porta-voz da casa branca
e Kamala Harris vice-presidente, fazem parte de um movimento histórico politico norte-americano em que mulheres negras têm conseguido cada vez mais assumir posições de destaque no governo. 

Além de seu trabalho como pesquisadora, Cook é professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan. Ela é especialista em economia para desenvolvimento internacional e, em 1994, trabalhou na recuperação de Ruanda. Cook também fala cinco idiomas. 

“Essa experiência me convenceu da enorme responsabilidade que os economistas têm. É absolutamente vital fazer as perguntas corretas e buscar os dados corretos”, diz Lisa Cook em video. 

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS