Siga-nos nas Redes Sociais


Saúde

Entenda por que não esquecemos como andar de bicicleta

Publicado

dia:

Entenda por que não esquecemos como andar de bicicleta


Redação EdiCase

Entenda por que não esquecemos como andar de bicicleta

É fato: uma vez que aprendemos a pedalar, jamais esquecemos como é. Porém, por que a memória é tão perfeita nessas horas e, em outras, pode falhar tanto? O “segredo” está na nossa capacidade de armazenar memória de longo prazo.

Publicidade

Tipos de memórias

Segundo o neuropsicólogo Boris Suchan, existem dois tipos de memória de longo prazo: a de procedimento e a declarativa, sendo esta última dividida entre a episódica e a semântica. Em um artigo publicado na Scientific American, ele explica que, enquanto a memória episódica é responsável por lembrar de eventos ocorridos durante a vida, a semântica cuida da lembrança de fatos específicos. Enquanto isso, cabe à memória de procedimento manter conhecimentos sobre habilidades que aprendemos ao longo dos anos.

Por que não esquecemos como andar de bicicleta?

Informações sobre como dirigir um carro ou andar de bicicleta , por exemplo, são armazenadas em uma área do cérebro à parte das demais memórias. É por isso que alguém com amnésia pode pedalar ou sair por aí dirigindo mesmo sem lembrar o próprio nome.

Isso não quer dizer que é impossível esquecer como se anda de bicicleta. Uma pessoa que venha a sofrer algum dano cerebral que impacte os gânglios da base pode perder funções e acabar esquecendo como andar de bicicleta. Fora isso, como bem explica o Dr. Suchan, já que as memórias responsáveis pela criação e armazenamento de padrões de movimentos ficam em uma área do cérebro que sofre muito menos regeneração celular dos nervos, habilidades ficam registradas por muito mais tempo na nossa memória.

Publicidade

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 129).

Por Revista Bicicleta

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE