Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

é preciso cuidados para evitar a desidratação

Publicado

dia:

é preciso cuidados para evitar a desidratação


FreePik

Como manter a hidratação e porque a desidratação acontece e como combatê-la

O verão é a estação do ano mais aguardada por boa parte dos brasileiros. É nessa estação que as pessoas costumam se expor mais ao sol, fazer viagens para o litoral, praticar atividades físicas ao ar livre, mas é preciso ficar atento quando a hidratação corporal. No dia a dia, os idosos e as crianças costumam ser os mais afetados pela desidratação, mas pessoas de qualquer idade podem desenvolvê-la. 

Publicidade

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

A desidratação é caracterizada pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais no corpo. Ou seja: quando a água é eliminada pelo organismo através do suor, urina, fezes e outros não é reposta na quantidade ideal para o seu funcionamento. Por isso, ela é muito comum no verão, quando há maior perda de água através da transpiração, ou depois de um episódio de diarreia e vômito, por exemplo. 

“A sede não é o único sinal de desidratação. Não ingerir a quantidade de água suficiente pode ter sintomas como intestino preso, a pele seca, inchaço (retenção de líquido), fome, cansaço, fadiga, pedra nos rins e dores de cabeça. A hidratação é uma grande aliada, uma vez que ajuda a reduzir a fome e acelerar o metabolismo”, explica Patrícia Maira, clínica médica do Hospital Anchieta de Brasília. 

Publicidade

A especialista faz um alerta para as pessoas que têm problemas de saúde. “Quem tem problemas cardíacos, renais e hepáticos graves pode ter restrição à hidratação, mas isso deve ser determinado pelo médico. Se o paciente não estiver conseguindo beber líquido o suficiente ou com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, mucosite, pode ser necessária a hidratação na veia com soro.”

Especialistas explicam que a melhor forma de se manter hidratado é reconhecendo os limites do corpo e se hidratando da forma que consegue. A nutricionista Camila Mercali, da Science Play, explica que no verão o ideal é que a pessoa se hidrate aos poucos, a cada hora pelo menos, e que  faça a ingestão de líquido da melhor forma para ela. 

“O maior segredo é não esperar ficar com sede para fazer a gestão de líquido. Sempre se hidratar aos poucos durante o dia. A quantidade ideal de água é 35 ml por quilo de peso (peso da pessoa X 35ml). Algo que pode ajudar bastante nesse hábito de se hidratar e ter uma garrafa de 1 l ou de 2 l para conseguir marcar a quantidade de água. Outra opção é o uso de aplicativos que lembrem de fazer a ingestão de líquido”, diz Camila. 

Publicidade

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Mas para aquelas pessoas que não conseguiram manter a hidratação da maneira correta é hora de repor o líquido e seu nutriente, como conta a nutricionista. “Para a reidratação é bom consumir uma água que tem eletrólitos, como por exemplo água de coco. É bem interessante para fazer a hidratação o soro caseiro com pouquinho de sal e um pouquinho de açúcar. Importante sempre ingerir ao longo do dia todo o líquido mesmo que seja aos pouquinhos, porque é melhor ingerir aos poucos do que deixar para ingerir com intervalos muito longos. Mas caso perceba alguns dos sintomas de desidratação, procure um médico.”

Hidratação além da água mineral

Camila Mercali separou algumas opções de comidas e bebidas além da água que ajudam a se manter hidratado durante todo o verão e em outras estações do ano. 

Publicidade

Água e suas variáveis
A água com gás também é uma opção de água. O ideal é que não seja somente água com gás, mas a pessoa pode ingerir sem problema nenhum. A água saborizada também é interessante. A famosa água de coco também é uma ótima opção para a ingestão de água. 

Frutas
As comidas que colaboram com esse processo são as comidas mais líquidas, por exemplo melancia ou melão as frutas ajudam nesse processo de hidratação  

Bebidas
Shakes e vitaminas feitas com leite também podem ser uma ótima pedida para auxiliar na hidratação. Os chás, de preferência sem açúcar, e o café também são opções saborosas para auxiliar no processo. 

Publicidade

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE