Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Disputa Freixo x Castro será uma das mais duras do país, mostra Datafolha – 07/04/2022

Publicado

dia:

Disputa Freixo x Castro será uma das mais duras do país, mostra Datafolha - 07/04/2022

A pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para o governo do Rio mostrou que a disputa entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), que tem 22% da preferência dos entrevistados, e o governador Cláudio Castro (PL), com 18%, tem tudo para ser uma das mais acirradas do país. Levando-se em conta os campos ideológicos, os dois repetem na disputa fluminense o mesmo embate que acontece em escala nacional. Freixo, apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), representa a esquerda, e Castro, que tem apoio dos bolsonaristas, segue a linha de direita e extrema-direita. A diferença para a corrida presidencial é que os dois estão em empate técnico.

A pesquisa espontânea mostra que o eleitorado fluminense ainda está pouco mobilizado para a eleição, já que o nome de Freixo é citado apenas por 5% dos pesquisados, contra 4% de Castro. Os dois lados ainda têm muito trabalho a fazer para fixar seus nomes na cabeça daqueles que vão depositar os votos na urna.

O governador atual aposta nas suas alianças regionais com prefeitos e parlamentares do interior do estado. Com a máquina governamental na mão, ele tem muito a oferecer a seus eventuais aliados. O problema dessa estratégia é que algumas das promessas de obras feitas por Castro após a privatização da Cedae ainda não foram cumpridas ou foram apenas parcialmente cumpridas, o que gera alguma insatisfação em sua base aliada.

A esperança de Freixo para manter a liderança é mesmo o apoio de Lula, que levantamentos anteriores mostraram que é algo capaz de turbinar seus percentuais de voto. Apoiadores do deputado torcem muito para que o ex-presidente petista consiga vencer o pleito presidencial no primeiro turno, o que o deixaria livre para fazer campanha no segundo turno para candidatos a governador que considera estratégicos — Freixo é um deles.

Também o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), que aparece com 7%, aposta no período de campanha e no apoio do presidenciável Ciro Gomes para chegar ao topo da pesquisa.

Por enquanto, porém, tudo indica que Freixo e Castro terão um embate disputado ao extremo.

Os temas principais serão a segurança pública e a corrupção dos governantes. Cinco governadores do Rio foram parar na cadeia — Sérgio Cabral ainda esta lá.

Esse último item talvez seja o principal responsável por 33% dos entrevistados responderem que pretendem anular o voto.

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’, ‘
fbq(‘init’, ‘1425099884432564’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS