A Defesa Civil do estado de São Paulo intensificou o seu contato com outros países em busca de ferramentas para a prevenção de desastres. Os esforços, que já vinham sendo empreendidos desde o ano passado e envolvem trocas de informações com territórios como EUA, Congo e Indonésia, foram redobrados após a tragédia ocorrida em São Sebastião.
PONTE AÉREA
Ainda neste ano, uma comitiva do órgão deve viajar a Israel para estudar a possibilidade de adaptar o sistema local de alerta de risco para bombardeios, terremotos e tempestades desérticas à realidade meteorológica paulistana.
PONTE AÉREA 2
De acordo com integrantes da Defesa Civil ouvidos pela coluna, o mecanismo de radares israelense é de última geração e apresenta um alto nível de precisão —e por isso chama a atenção. A utilização de alarmes sonoros, como ocorre no país, também poderia ser replicada em regiões do estado brasileiro com risco de deslizamento e de chuvas fortes.
TROCA
A ida a Israel ainda está sendo alinhada com o Consulado-Geral do país em São Paulo. Na última terça-feira (28), o secretário estadual de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, se reuniu com o cônsul-geral Rafael Erdreich para discutir a possibilidade do intercâmbio.
TROCA 2
Outro país com o qual o Governo de São Paulo tem conversas avançadas é o Japão. Recentemente, um capitão da Defesa Civil fez uma viagem de 45 dias ao território asiático para estudar o sistema de mapeamento e de alerta de risco usado por lá em casos de chuvas intensas.
MEU GURI
As cantoras Vanessa da Mata e Marina Lima compareceram à estreia em São Paulo da turnê “Que Tal um Samba”, de Chico Buarque. A atriz Denise Fraga prestigiou o cantor, que subiu ao palco do Tokio Marine Hall, na noite de quinta-feira (2), ao lado da cantora Mônica Salmaso. A chef de cozinha Rita Lobo também passou por lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH