Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

CPTM lança licitação para contratar empresa responsável pela venda de passagens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda » Diário do Transporte

Publicado

dia:

CPTM lança licitação para contratar empresa responsável pela venda de passagens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda » Diário do Transporte

Linha de bloqueios na estação João Dias da Linha 9-Esmeralda. Foto: Diário do Transporte

Apesar de as linhas terem sido concedidas para a iniciativa privada em janeiro deste ano, a ViaMobilidade não tem a responsabilidade de manter bilheterias e vender o bilhete de embarque

WILLIAN MOREIRA

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) lançou no sábado, 23 de julho de 2022, a licitação que contratará uma empresa responsável por operar e comercializar bilhetes de embarque nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens urbanos de São Paulo. 

As duas linhas que são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro deste ano, atualmente contam com funcionários da empresa estatal “emprestados” para executar a função de operar as bilheterias e vender a passagem.

Com a licitação, a CPTM acredita que poderá liberar estes trabalhadores para atuar nas linhas que ainda são de sua administração.

Segundo o edital, a contratada fechará um contrato de 12 meses seguidos, devendo por dia manter em funcionamento as bilheterias durante 21h20, com operação das 3h40 até 1h00, para que o passageiro possa adquirir a tarifa.

”Os serviços serão executados durante todos os dias da semana, de forma ininterrupta, visando manter o atendimento durante toda a operação comercial da CPTM, havendo disponibilidade de postos das 3h40 à 1h00, totalizando-se 21h20 de cobertura diária”, cita parte do documento.

A contratada deverá manter um “atendimento de excelência” nos moldes esperados pela CPTM, com “postura anfitriã, proativo, com comunicação humanizada e que anteveja situações de risco, alinhado às condutas indicadas neste Termo de Referência e, no que couber, ao Código de Conduta e Integridade da CPTM.”

Caberá também à contratada efetuar a formação de sua equipe de profissionais de atendimento ao cliente na comercialização da passagem.

Estes funcionários que vão atuar na venda de passagens devem ser divididos em duas “classes”: para posto de atendimento e para  supervisor de atendimento, trajando uniformes diferentes que permitam ao passageiro diferenciar um do outro. Os requisitos mínimos são idade a partir de 18 anos e ensino médio completo para atendimento e ensino superior no mínimo em andamento para a supervisão.

O envio de propostas começa nesta terça (26) e o vencedor será conhecido em 16 de agosto por meio de sessão pública.

Vence a empresa ou consórcio que oferecer o menor preço pelo serviço.


Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Fonte: Diario do Transporte

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS