Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

CPTM inaugura viaduto para extensão da Linha 9-Esmeralda

Publicado

dia:

Viaduto de expansão (Foto: Divulgação)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou nesta segunda-feira, 10 de maio de 2021, o Viaduto Micronésia, próximo à futura Estação Mendes-Vila Natal, na extensão da Linha 9-Esmeralda.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, do presidente da CPTM, Pedro Moro, e do secretário-executivo Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Thiago Pontes Queiroz.

“A inauguração do viaduto mostra que continuamos trabalhando para melhorar a vida dos passageiros de transportes metropolitanos mesmo durante esta dura fase de pandemia que estamos atravessando”, diz Alexandre Baldy.

Este viaduto é um dos quatro que estão sendo construídos pela CPTM na extensão da Linha 9-Esmeralda – que inclui a futura Estação Varginha – para que não ocorram interferências na via férrea por conta de passagens de pedestres ou de veículos.

“Além disso, com a inauguração do viaduto e consequente fechamento da passagem de nível, as obras na via permanente, ou seja, na ferrovia propriamente dita, avançarão mais rápido, permitindo que Estação Mendes-Vila Natal seja aberta aos nossos passageiros na data prevista”, afirma o presidente da CPTM.

A extensão da Linha 9-Esmeralda acrescentará 4,2 quilômetros de vias e elevará o número de estações da linha para 20. Além deste novo viaduto, estão sendo construídos os viadutos Leste-Oeste e Paulo Guilguer Reimberg.

A Estação Mendes-Vila Natal tem previsão de inauguração para 30 de junho de 2021, enquanto a Estação Varginha será aberta ao público em 2022. Serão beneficiados os moradores do extremo sul de São Paulo, Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão é de que haja um aumento na demanda de 150 mil passageiros por dia no sistema da CPTM.

Os investimentos totais da extensão da Linha 9-Esmeralda, que inclui obras como a construção das duas estações, todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas, são de R$ 975 milhões.

Por Igor Roberto – Noticiando.net

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

Mais Lidas