Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Conheça os benefícios do cronograma capilar para a saúde dos cabelos

Publicado

dia:

Conheça os benefícios do cronograma capilar para a saúde dos cabelos

Redação EdiCase

Conheça os benefícios do cronograma capilar para a saúde dos cabelos

Muito popular nos dias atuais, o cronograma capilar é uma agenda de cuidados que tem o intuito de deixar os cabelos saudáveis, sedosos e fortes. Para identificar o melhor tratamento, é preciso observar as necessidades de cada fio. Nutrição, hidratação e reconstrução oferecem diferentes benefícios e podem ajudar a promover saúde para os diferentes tipos de cabelo.

A seguir, Leila Michele, professora do curso de Estética e Cosmética do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica quais são os primeiros passos para montar o cronograma capilar adequado para o seu tipo de cabelo. Confira!

Para que serve o cronograma capilar?

Segundo a professora, alguns
cuidados básicos

favorecem a saúde dos fios, como não dormir com ele molhado, evitar o uso de secador e chapinha no dia a dia e usar protetor térmico, principalmente quando o cabelo ficar exposto ao sol, como na praia.

“Aliado a esses cuidados, temos o cronograma capilar, que são etapas de nutrição, hidratação e reconstrução dos fios. É importante frisar que a primeira etapa devolve nutrientes, a segunda repõe água e a terceira devolve a massa, a proteína e os aminoácidos que são perdidos depois de tratamentos químicos, como descoloração e alisamentos”, explica.

Como escolher o melhor tratamento para os fios?

A escolha do melhor tratamento para os cabelos vai depender da necessidade de cada pessoa. O mais indicado é utilizar duas fases do tratamento por semana. Contudo, alguns fios podem ficar satisfeitos com apenas uma etapa do tratamento por semana.

“É importante ter produto de cada etapa para fazer em casa e procurar ajuda de um profissional. Além disso, a etapa de nutrição é uma das mais queridas, porque devolve lipídios deixando, o cabelo mais alinhado”, comenta a especialista. A
hidratação repõe água e nutrientes

perdidos no dia a dia devido a exposição ao sol, frio, poluição, fontes de calor como babyliss, secador e chapinha.

Qual a necessidade dos seus cabelos?

Conforme explica Leila Michele, antes de iniciar qualquer cronograma é essencial que você avalie as necessidades do seu cabelo para não obter o efeito reverso. “É importante entender que as tabelas que informam os dias e horários podem ser perigosas e prejudicar
o cabelo

por causa do excesso de cuidados. Por isso, cada cabelo deve ser avaliado de acordo com a sua necessidade”, finaliza.

Por Millena Araujo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE