Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Congresso avalia taxar exportação de petróleo para conter aumento no preço dos combustíveis 

Publicado

dia:

Congresso avalia taxar exportação de petróleo para conter aumento no preço dos combustíveis 

Arthur Lira pretende discutir a política de preços adotada pela Petrobras, assunto polêmico e que gera debates desde que foi implantada pelo ex-presidente da República Michel Temer, ainda em 2016

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados – 19/05/2022

Arthur Lira é o atual presidente da Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira avisou que irá reunir todo colegiado nesta segunda-feira, 20, para discutir de que forma o Congresso pode travar o aumento no preço dos combustíveis, que entrou em vigor no sábado passado, após anúncio da Petrobras. Uma das ideias do parlamentar é taxar a exportação de petróleo e discutir a política de preços adotada pela estatal, assunto polêmico e que gera debates desde que foi implantada pelo ex-presidente da República Michel Temer, ainda em 2016. Através das redes sociais, Lira disse que o reajuste é “incabível” neste momento, lembrando do cenário vivido em meio ao caos provocado pela pandemia do novo coronavírus e a alta inflação no país.

Desde sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Arthur Lira falam que pretendem propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para investigar a diretoria da Petrobras. Ontem, o chefe do Executivo disse o pedido para a investigação começa nesta segunda-feira, 20. “Vamos para dentro da Petrobras”, disse. “É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem”, acrescentou. Nesta sexta, a estatal perdeu cerca de R$ 27 bilhões em valor de mercado, segundo a plataforma de dados financeiros Economática. Na avaliação de Bolsonaro, a empresa deve perder “outros 30” bilhões na segunda-feira, com a eventual abertura da comissão parlamentar de inquérito. “A Petrobras perdeu R$ 30 bilhões. Acredito que, na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30. Eles não pensam no Brasil. Virou Petrobras Futebol Clube para seu presidente, diretores, conselheiros e dito minoritários”, seguiu.

*Com informações do repórter Mateus Koelzer

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS