Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Confira o funcionamento dos serviços estaduais nos feriados de fim de ano

Publicado

dia:

Confira o funcionamento dos serviços estaduais nos feriados de fim de ano


As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial para o Natal e Ano Novo / Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de SP divulga o fluxo de funcionamento dos serviços de saúde estaduais neste final de ano, nas semanas e finais de semana de Natal e Ano Novo.

Publicidade

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-sangue Clínicas e Osasco, nos sábados de Natal (24) e Ano Novo (31), funcionarão das 8h às 13h. As unidades do Mandaqui e Stella Maris não funcionarão nestas datas. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), funcionarão normalmente de segunda a sexta-feira nas semanas de Natal e Ano Novo. Entretanto, nos próximos dois finais de semana, as unidades estarão fechadas. Assim também será para o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital.

Publicidade

As Farmácias do Programa Dose Certa e de Medicamentos Especializados (FME), também conhecida como Alto Custo, funcionarão normalmente nas semanas que antecedem o Natal e Ano Novo, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana as unidades não abrem.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial para o Natal e Ano Novo. A EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade irão monitorar as operações para fazer ajustes na circulação, adicionando ônibus e trens às linhas sempre que necessário.

Publicidade

CPTM – A circulação de trens das linhas da CPTM terá operação normal nos períodos de festas de fim do ano. Nos dias 24 e 31 de dezembro, que caem em um sábado, todas as linhas vão operar com os intervalos equivalentes aos de um sábado.

Já para quem vai fazer compras na região do Brás, a CPTM terá trens de prontidão, caso seja avaliada a necessidade pela equipe operacional.

EMTU – As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado vão operar no dia 24 de dezembro com programação de sábado e no dia 25, com programação de domingo. No Ano Novo (dias 31 de dezembro e 01 de janeiro) a programação será equivalente a de domingo. A demanda de passageiros será monitorada para que, em havendo necessidade, seja efetuada a correção na oferta de viagens.

Publicidade

Metrô – No Natal, as linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) vão operar com horário normal e estarão com trens-reserva e monitoramento da demanda para melhor atender aos passageiros.

No dia 31 de dezembro, devido a festa de Reveillon na avenida Paulista, os acessos da estação Consolação da Linha 2-Verde serão fechados às 16h, mas a transferência entre as estações Consolação e Paulista ocorrerá normalmente. As estações Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp ficarão abertas toda a noite e demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas para embarque e desembarque até às 2h e após esse horário, somente para desembarque. No dia 01 de janeiro de 2023 as estações abrirão normalmente a partir das 4h40.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Durante o Natal, a operação das linhas 4, 5, 8 e 9 será similar à de um feriado. No Ano Novo, a ViaQuatro terá operação diferenciada para atender os passageiros durante a festa de Réveillon da avenida Paulista. As estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie atenderão 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações da Linha 4-Amarela permanecerão abertas para embarque e desembarque até 2h e, após esse horário, apenas para desembarque. O mesmo ocorrerá com as estações da Linha 5-Lilás.

Publicidade

As linhas 8 e 9 irão operar 24h para embarque e desembarque somente nas estações de transferência (Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda), as demais estações atendem apenas o desembarque após as 2h.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Publicidade

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected]

Publicidade

Bom Prato

As unidades do Bom Prato em Bauru, Campinas, Carapicuíba, Franca, Rio Claro, São José dos Campos, Santos I, Taubaté, Brás, 25 de março, Campos Elíseos, Lapa, Guaianases e São Mateus, irão servir somente almoço em marmitas nos dias 24 e 31 de dezembro. Essas unidades funcionam aos sábados durante o ano.

Nas datas das comemorações do Natal (dia 25) e pós Ano-Novo (1º de janeiro), irão funcionar as unidades 25 de Março e Brás. Elas servirão as refeições do almoço em marmitas.

Publicidade

A partir do dia 02 de janeiro o funcionamento das unidades será retomado normalmente.
O critério de abertura e fechamento foi das organizações sociais que administram os restaurantes.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Publicidade

Os postos da Fazenda estarão fechados nos dias 24 e 25/12 e 31/12 e 1º/01 e voltam a funcionar normalmente no dia 02/01.

Poupatempo

No sábado, dia 24 de dezembro, e nos dias 30 e 31/12, os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados devido às comemorações do Natal e Ano Novo. As unidades reabrem em seus respectivos horários habituais a partir de segunda-feira (2/1), mediante agendamento obrigatório, gratuito, pessoal e intransferível pelos canais digitais do programa.

Publicidade

Importante reforçar que pelas plataformas digitais já são mais de 250 serviços eletrônicos, 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade. Entre as opções, estão renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a Covid-19, entre outros.

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Os cidadãos que precisam realizar serviços presenciais no Poupatempo devem, obrigatoriamente, agendar data e horário pelos canais digitais, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Publicidade

Cultura

As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo localizadas na capital, interior e litoral irão abrir com horários diferenciados ou estarão fechados durante os feriados de fim de ano, 24, 25 e 31 de dezembro, além de 01 de janeiro de 2023.


Fonte: Gazeta SP

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE