Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Confira dicas que podem ajudar com a concentração no dia do Enem

Publicado

dia:

Confira dicas que podem ajudar com a concentração no dia do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no segundo e terceiro domingos de novembro, dias 13 e 20. O exame é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior. O processo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia 13, a prova será de linguagens, códigos, ciências humanas e redação. Já no dia 20, a prova será sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo são 180 questões de múltipla escolha, 45 em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

Serão 3.396.632 participantes, sendo 3.331.566 na modalidade impressa e 65.066 na digital. As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação.

Novo prazo para comprovação de informações do Prouni

Lidiane Santiago, estudante de 20 anos, optou por fazer a prova na versão física, pois para ela  é mais desgastante ficar muito tempo em frente ao computador, mesmo com a praticidade do preenchimento do gabarito automático. Lidiane conta como tem se preparado para as provas.

“Tenho me preparado por um curso on-line preparatório para o Enem porque para mim, fica mais flexível porque como eu faço faculdade e trabalho ao mesmo tempo, eu optei pelo on-line”, conclui.

A psicopedagoga Talita Santos diz que evitar pensamentos negativos e ficar com os amigos, familiares e pessoas que estimulam a confiança são dicas valiosas durante a preparação para a prova.

“É importante não ficar se forçando a estudar demais nas vésperas da prova. Já é o momento de você dar uma desacelerada. Fazer coisas que te façam relaxar, curtir com os amigos. A gente, às vezes, fica preocupada porque não conseguiu estudar tudo. Mas nem sempre estudar tudo é mais importante. Às vezes vale mais a pena, melhor do que ficar estudando mais e mais nas vésperas da prova”, completa. 

A psicopedagoga diz que se programar para fazer uma respiração profunda, focar no agora e na oportunidade de alcançar o seu sonho são práticas que podem ajudar a manter a concentração no dia da avaliação.

 

Fonte: Brasil 61

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE