Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Como emagrecer sem abrir mão do chopinho?

Publicado

dia:

Como emagrecer sem abrir mão do chopinho?


Divulgação

Como emagrecer sem abrir mão do chopinho?

Muita gente pensa que é preciso abandonar 100% os hábitos pouco saudáveis para emagrecer – como, por exemplo, abrir mão daquele “chopinho” no happy hour da empresa. No entanto, é possível alcançar seus objetivos sem se restringir de forma radical e sem prejudicar a vida social.

Publicidade

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Quem defende a ideia é Mariana Gomes, nutricionista do app de Saúde integrada Personal Virtual. “Cortar por completo hábitos que nos fazem felizes – seja um alimento ou uma bebida- pode ser insustentável a longo prazo e causar frustração na pessoa que deseja ver o número na balança diminuir”, explica ela.

Além do efeito psicológico negativo que uma dieta restritiva pode ter, ela pode também impactar no físico, pois a restrição em excesso pode causar um “efeito rebote” – uma vontade quase que incontrolável de consumir alimentos prazerosos, podendo gerar episódios de compulsão e, em consequência, ganho de peso.

Publicidade

Por isso, em vez de se conter e não tomar nenhum chope no happy hour, por que não tomar apenas um, ou optar por um único drink, como uma caipirinha, que geralmente leva mais tempo para ser consumida? Além disso, beber água enquanto se consome bebida alcoólica pode ajudar a aliviar os efeitos do álcool no corpo.

Essa é uma das dicas da nutricionista. “É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool que, além de prejudicar os resultados da balança, também fazem muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem”, explica a profissional de saúde.

Restrição x Compulsão

A restrição alimentar não é maléfica apenas para o corpo – ainda que evitar certos alimentos e hábitos possa beneficiar a saúde- mas para a mente também. Sendo assim, restringir-se pode ser danoso para a saúde mental, inclusive ocasionando episódios de compulsão.

Publicidade

Segundo um estudo recente realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, as restrições dentro de uma dieta podem ter o que é chamado de “efeito rebote”, podendo ter consequências psicológicas, a exemplo da perda de autoestima e mudanças drásticas e repentinas de humor.

Além disso, no que diz respeito ao físico, Mariana explica que o efeito psicológico – os episódios de compulsão alimentar – impactam diretamente na aparência do corpo, podendo levar ao ganho de peso repentino. “Dietas restritivas não são recomendáveis, pois, apesar de gerarem resultados rápidos, elas não são saudáveis e muito menos sustentáveis, ou seja, não podem ser mantidas a longo prazo e, em geral, os resultados delas desaparecem tão rápido quanto aparecem”, reitera a nutricionista. “Se sua vontade for beber um choppinho no happy hour, mate sua sede. A dica principal é: repense as quantidades; em vez de beber 3 chopps, opte por beber apenas 1 e sem deixar de beber água junto”, completa.


Como aliviar os efeitos do álcool

Além de maneirar nas quantidades, outra dica dada pela profissional é não beber de estômago vazio. “Beber sem ter se alimentado, principalmente para quem treina e deseja ganhar massa muscular, é um grande erro, pois o corpo vai entrar no processo que chamamos de catabolização”, explica.

Publicidade

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas faz com que o corpo desidrate e atrapalha também a síntese de proteína, que é essencial para o ganho de massa muscular. Sendo assim, para aliviar isso, é essencial revezar o consumo de álcool com bons goles de água. 

Volte à rotina

Outra dica fundamental para aproveitar os eventos sociais sem prejudicar os resultados obtidos na academia e na reeducação alimentar é voltar ao plano alimentar logo depois.

“Se você tomou um chopp ou comeu alguma coisa fora da dieta no sábado à tarde, por exemplo, volte para a rotina na próxima refeição, não é preciso esperar a segunda-feira chegar. É preciso manter o foco e voltar à rotina saudável, apesar das pequenas escapadas”, finaliza Maiana.

Publicidade

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE