Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Chegada do frio faz doações ao Banco de Sangue despencarem – Notícias

Publicado

dia:

Chegada do frio faz doações ao Banco de Sangue despencarem - Notícias


Desde que as temperaturas começaram a cair, o Banco de Sangue de São Paulo está tendo uma média de 40 doações diárias de bolsas de sangue. O ideal, no entanto, deveria ser de 160. Aos sábados e domingos, esse índice aumenta para cerca de 100 coletas. Porém, para que se alcance um equilíbrio nos estoques é necessário que haja, no mínimo, 120 doações diárias durante o final de semana.


De acordo com Mayara Santos, líder de captação do Banco de Sangue, o estado é crítico, podendo comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.



“Há algumas semanas estamos enfrentando essa situação que pode ser reflexo das temperaturas mais baixas que afastam os doadores temporariamente, impactando na queda dos nossos estoques. É preciso que a população se lembre que os pacientes que precisam de transfusão não podem esperar”, alerta Mayara Santos.


De acordo com a líder de captação, todos os tipos sanguíneos são necessários. Porém, o O negativo é o que está mais em falta, pois é considerado universal e, portanto, em casos de extrema urgência, é o que é utilizado pelos hospitais.


A instituição atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.


Requisitos básicos para doação de sangue


– Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

– Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

– Estar em boas condições de saúde;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

– Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

– Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

– Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

– Não ter tido sífilis, doença de chagas ou Aids;

– Não ter diabetes em uso de insulina;


Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, é necessário consultar a equipe do banco de sangue.








Critérios específicos para o Coronavírus








– Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

– Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

– Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos coronavírus;                       – Aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;                                    – Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação.

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS