Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Capital segue vacinação contra Covid-19, poliomielite, gripe e outras doenças nesta quarta — Prefeitura

Publicado

dia:


Nesta quarta-feira (11), a cidade de São Paulo segue com a vacinação contra a Covid-19, além de multivacinação contra várias doenças. O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos.

Contra a Covid-19, o esquema vacinal para as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente), além de indígenas, foi iniciado em novembro. Para esta faixa etária a imunização é realizada três doses. A segunda dose é administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira pode ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

Publicidade

Os responsáveis pelas crianças devem apresentar comprovantes de condição de risco, ou seja, receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades ou as outras condições previstas. Tais documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com CRM, e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Caso existam doses remanescentes da vacina próximo ao final das atividades de cada dia nas unidades, as demais crianças dessa faixa etária podem tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região (deve ser apresentado comprovante de endereço para inscrição prévia). A Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público, segundo o Ministério da Saúde.

A imunização contra a Covid-19 está disponível ainda para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade, enquanto a terceira dose adicional (DA3) pode ser recebida por pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos.

Publicidade

Multivacinação infantil

A capital realiza também a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Imunização contra gripe, sarampo e poliomielite

Publicidade

A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses. Para a vacina contra o sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, uma vez que o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e consequentemente a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece de segunda a sábado nas unidades de saúde da rede municipal. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

Publicidade

SERVIÇO – VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 11 de janeiro de 2023 (quarta-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação crianças, adolescentes e adultos – funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação crianças, adolescentes e adultos – funcionamento das 7h às 19h.
Megapostos: vacinação adolescentes e adultos – funcionamento das 8h às 17h.

Publicidade

 

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: [email protected]
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

 

Publicidade

Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE