Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Cabedelo (PB) tem praias de águas claras, mornas e um farol

Publicado

dia:

Cabedelo (PB) tem praias de águas claras, mornas e um farol


Para quem está em busca de praias com águas calmas, mornas e distante do agito a dica é conhecer a orla da cidade portuária de Cabedelo, no litoral norte da Paraíba.

Distante a cerca de 18 km da capital João Pessoa, Cabedelo conta com apenas nove praias –Dique, Miramar, Ponta de Mato, Formosa, Areia Dourada, Camboinha, Poço, Ponta de Campina e Intermares.

Publicidade

O município paraibano de pouco mais de 68 mil habitantes ainda tem duas ilhas em seu litoral, Areia Vermelha e Restinga.

Crédito: Divulgação/Setur/PMCVista da “Ilha de Areia Vermelha”, banco de areia e corais que se formam em maré baixa à 2km da praia de Camboinha

Conheça as praias de Cabedelo (PB)

Praia de Intermares

Intermares é uma praia de mar aberto com fortes ondas, propícia para a prática de surfe e outros esportes náuticos radicais. Além disso, é uma das mais bonitas e organizadas praias urbanas de toda a Paraíba. As suas areias são finas e claras e os coqueiros próximos tornam a paisagem muito agradável e convidativa para as caminhadas no extenso calçadão à beira-mar.

Publicidade
Vista aérea da praia de Intermares, em Cabedelo (PB)

Crédito: Renato Santos/iStockVista aérea da praia de Intermares, em Cabedelo (PB)

Apesar de ser uma praia urbana, Intermares é cenário de preservação ambiental, pois a área é o local de desova da tartaruga de pente e onde se desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas da ONG Guajiru. O entorno da praia configuram o bairro mais verticalizado de Cabedelo e uma das áreas mais valorizadas da Paraíba e nela se realizam grandes eventos como Réveillon da cidade e o Fest Verão Paraíba.

Praia pluvial do Jacaré

A principal atração turística de Cabedelo, no entanto, é o famoso por do sol na praia do Jacaré. Ao belíssimo evento natural, iluminando as águas do rio Paraíba, recortado pelo denso verde do manguezal em suas margens, soma-se a emocionante apresentação do “Bolero de Ravel”, executado desde 1980 pelo saxofonista Jurandy do Sax, a bordo de uma embarcação que flutua nas águas enquanto a luz do sol esmaece no horizonte.

Cabedelo praias

Crédito: Luiz Barrionuevo/iStockJurandy do Sax encanta turistas na praia do Jacaré, em Cabedelo (PB)

O espetáculo, que mistura natureza, música e espiritualidade, e encanta milhares de turistas nacionais e estrangeiros, ocorre diariamente às 17h, e culmina com a apresentação da “Ave Maria”, às 18h.

Publicidade

Praia Ponta de Campina

As principais características dessa praia são o mar calmo e a brisa incessante e agradável. As águas são claras e calmas, com abundância de mariscos. Suas areias são finas e avermelhadas onde há vários coqueiros oferecendo sombra aos banhistas. Em seu entorno há muitas áreas residenciais e também há excelentes opções de bares e restaurantes, o oferecendo o melhor da culinária litorânea.

Praia Ponta de Campina

Crédito: Vbacarin/iStockBanhistas na praia Ponta de Campina 

Uma outra característica de Ponta de Campina são as condições excelentes para a prática de kitesurf e windsurf, onde há áreas determinadas para a prática desses esportes náuticos.

Praia do Poço

Essa praia aconchegante tem como característica o seu mar calmo, protegido por barreira de recifes e uma boa extensão de areias brancas que atraem os banhistas de todas as localidades. Devido à facilidade do acesso e toda infraestrutura em seu entorno, a praia do Poço, é frequentada o ano inteiro.

Publicidade

No período de alta estação, a estrutura gastronômica dos bares especializados em frutos do mar atraem um grande fluxo de turistas. Também é de lá que saem embarcações com destino à Ilha de Areia Vermelha e onde há opções de outros passeios e diversões náuticas.

Praia de Camboinha

Essa praia é o “point” do verão paraibano. Durante o período de alta estação, entres os meses de dezembro e fevereiro, a população de Cabedelo praticamente triplica e uma das grandes responsáveis por essa sazonalidade é a badalada praia de Camboinha.

A praia, que possui água clara e faixa larga de areia fina e batida, é excelente para a prática de mergulhos e há áreas específicas para embarcações e esportes náuticos. Com aproximadamente 3 km de extensão é a maior praia de Cabedelo e em seu entorno há diversas opções de lazer, bares e restaurantes.

A praia da Camboinha é a principal porta de acesso à Ilha de Areia Vermelha (Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha). Muito frequentada por turistas, o balneário tem muitas casarões de veraneio, onde também residem diversas personalidades famosas.

Publicidade

Praia Formosa

Sem dúvida, Formosa é a praia central mais frequentada pelos cabedelenses e seus visitantes. Com extenso litoral de areias brancas e macias, dotada de uma beleza única, é considerada um dos refúgios da cidade.

A tranquilidade do praia costuma atrair diversos turistas que nela encontram sossego pra relaxar e tomar um refrescante banho de mar. A calmaria das águas mornas e cristalinas e o fato de não ter ondas grandes, a tornam muito convidativa para mergulhos e também para passeios de caiaques, moto-aquáticas e pequenas embarcações que circundam na costa.

Cenário perfeito para lual, ótima opção para todos os públicos, o lugar possui movimento de moradores, veranistas e pescadores, durante o ano inteiro e conta com uma infraestrutura razoável de bares e restaurantes praianos que servem petiscos e bebidas.

Praia do Miramar

Miramar é umas das praias mais frequentadas da cidade. Lá, os banhistas buscam águas rasas e atraentes e muito lazer. Tipicamente de pescadores, muitas embarcações partem e chegam de suas águas. Este local é uma excelente opção para quem quer fazer refeições à beira-mar, pois em seu entorno, de fácil acesso, e em área urbanizada, há diversas opções de comércio gastronômico.

Publicidade

No entorno da praia também possui espaços de passeio urbano e pontos específicos para a prática de esportes como futebol, vôlei e futevôlei, além de uma grande área onde são realizados os principais eventos da cidade.

Praia de Ponta de Mato

O trecho ainda hoje conhecido como Ponta de Mato, está compreendido entre as praias de Miramar e Formosa, e é específico para banhistas que curtem apenas sol, sombra e tranquilidade como lazer. Muito procurada por veranistas, a praia tem ondas fracas, areia  batida e é cercada por recifes.

Em seu entorno, há muitos coqueiros –árvore frutífera típica da região, que em outrora já foi o carro-chefe da economia local. O trecho é parcialmente urbanizado por residências tradicionais e não há grandes comércios em seu entorno, por isso os frequentadores dependem do comércio de ambulantes. Ao longe se vê os antigos currais de pescadores e também se aprecia o Farol da Pedra Seca. A antiga capela de Santo Antônio e a principal colônia de pescadores também integram sua paisagem.

Farol da Pedra Seca

Uma das maravilhas de Cabedelo.  Erguido em 1869, foi o primeiro farol da Paraíba e até hoje desempenha uma função importantíssima para a cidade. O canal de acesso para o Porto de Cabedelo tem este monumento cabedelense como referência. E nas noites escuras pode-se ver o brilho que guia marinheiros e pescadores há muitas décadas. Sua imponente exuberância permanece firme e repleta de histórias.

Publicidade

Crédito: Divulgação/Setur/PMCO Farol da Pedra Seca foi erguido em 1869

Conta-se que o farol foi construído em terra firme, porém, com o avanço progressivo do mar, hoje se encontra a cerca de 400 metros da beira-mar. Os depoimentos mais antigos do bairro Ponta de mato, afiançam que nas proximidades do farol haviam habitações antigas que foram destruídas com o avanço do mar.

Praia do Dique

A praia do Dique é frequentada por banhistas que buscam tranquilidade. Suas águas quentes são relaxantes e proporcionam excelentes momentos de lazer.

Quebra-mar na praia do Dique, em Cabedelo (PB)

Crédito: Divulgação/Setur/PMCQuebra-mar na praia do Dique, em Cabedelo (PB)

Uma construção de pedras, denominada de quebra-mar, se estende nas águas, justamente na área onde há o encontro do rio Paraíba com o oceano Atlântico (conhecido como a “Pororoca da Paraíba”). Do quebra-mar, além de um belíssimo por do sol, também se vê ao longe a Ilha da Restinga e as praias de Costinha, Fagundes e Lucena.

Publicidade

Na extensão da praia, em si, quase não tem opção de comércio, devido à localização em uma área não urbanizada, com território pertencente à Marinha e onde atualmente predomina a instalação de indústrias. Importante salientar que, ao lado do quebra-mar, há uma região que costuma ter a ocorrência de muitas ondas, configurando uma situação propícia para a prática de surfe.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE