Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

Bruno Covas lidera em SP com 32%, mostra pesquisa Datafolha

Publicado

dia:

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB)

Pesquisa Datafolha divulgada nessa 4ª feira (11.nov.2020) mostra que o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), tem 32% das intenções de voto.

Ele é seguido de Guilherme Boulos (Psol), com 16%; Celso Russomanno (Republicanos), 14%; e Márcio França (PSB), 12%. Os 3 empatados dentro da margem de erro (3 p.p.).

Foram ouvidos 1.512 eleitores na cidade de São Paulo com 16 anos ou mais, de 9 a 10 de novembro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e Folha de S. Paulo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-05584/2020.

Eis os resultados:

Levy Fidelix (PRTB), Orlando Silva (PCdoB) e Antônio Carlos Silva (PCO) tiveram menos de 1%.

A Justiça Eleitoral autorizou na 4ª (11.nov) a divulgação da pesquisa. A coligação do candidato Celso Russomano (Republicanos) tinha pedido a impugnação depois de questionar os critérios de amostragem dos entrevistados e a ausência de uma simulação de 2º turno sem a presença do candidato Bruno Covas (PSDB).

A divulgação do levantamento foi autorizada com o seguinte esclarecimento exigido pela Justiça: “A presente pesquisa se encontra impugnada na Justiça Eleitoral em virtude da alegada ausência, em seus resultados, da consideração do nível econômico dos entrevistados, bem como pela divisão do grau de instrução destes, no plano amostral, ter sido em duas categorias (nível fundamental e médio: queda de 67%; nível superior: queda de 33%).”

Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, disse que o instituto usa como referência nas eleições deste ano as mesmas variáveis de planejamento amostral e ponderação dos dados que dita o monitoramento dos pleitos em São Paulo há mais de 35 anos.

REJEIÇÃO

O Datafolha perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Celso Russomanno lidera, com 49% de rejeição. Em seguida, Joice Hasselmann (32%), Bruno Covas (24%) e Jilmar Tatto (23%).

DECISÃO DE VOTO

Os entrevistados foram perguntados sobre o grau de decisão do voto. Estão totalmente decididos 67% dos eleitores; 32% disseram que ainda podem mudar.

Eis o grau de decisão em relação a cada candidato:

  • Bruno Covas: 69% estão totalmente decididos; 30% ainda podem mudar o voto.
  • Guilherme Boulos: 81% estão totalmente decididos; 19% ainda podem mudar o voto.
  • Celso Russomanno: 56% estão totalmente decididos; 44% ainda podem mudar o voto.
  • Márcio França: 59% estão totalmente decididos; 40% ainda podem mudar o voto.
  • Jilmar Tatto: 82% estão totalmente decididos; 18% ainda podem mudar o voto.

2º TURNO

O Datafolha questionou em quem os entrevistados votariam em determinados cenários de 2º turno:

  • Bruno Covas 59% x 25% Celso Russomanno (branco/nulo: 15%; não sabe: 1%)
  • Bruno Covas 56% x 30% Guilherme Boulos (branco/nulo: 12%; não sabe: 2%)
  • Bruno Covas 53% x 34% Márcio França (branco/nulo: 11%; não sabe: 3%)

Publicidade
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Mais Lidas