Siga-nos nas Redes Sociais


Saúde

Brincar auxilia o desenvolvimento de crianças no pós pandemia

Publicado

dia:

Brincar auxilia o desenvolvimento de crianças no pós pandemia


shutterstock

Crianças brincando

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou este ano dados que indicam que as crianças perderam habilidades básicas da aritmética e alfabetização nos últimos dois anos . Em alguns estados brasileiros, de acordo com o estudo, cerca de três em cada quatro crianças do segundo ano estão fora dos padrões de leitura. Este número está acima da média dos indicadores do período anterior à pandemia, quando os dados apontavam uma em cada duas crianças nesta situação.

Publicidade

De acordo com a psicóloga Naiana Pontes, diretora da Prupê, espaço de educação que visa o desenvolvimento infantil por meio do brincar, a convivência social é uma parte importante do desenvolvimento e do aprendizado das crianças. A psicóloga ressalta que, infelizmente, devido às restrições durante o período de pandemia, essa socialização ficou comprometida.

A terapeuta ocupacional Natalia Burlamaqui, sócia-diretora da Prupê, ressalta ainda que recursos lúdicos, como brincadeiras e jogos, podem ser utilizados para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e outras habilidades das crianças.

“Em nosso espaço, promovemos um ambiente para desenvolver, descobrir, brincar e explorar novas possibilidades, diferente do lar, da escola e dos outros lugares frequentados pelas crianças, com profissionais e serviços capacitados para mediar e facilitar o brincar”, explica.

Publicidade

As especialistas defendem ainda que, recursos lúdicos, quando inseridos especialmente durante a primeira infância, podem ser muito úteis para o desenvolvimento das crianças. De acordo com as diretoras, a Prupê se preocupa também em oferecer um espaço de escuta, de encontros, conversas e descanso para os adultos, além de ser uma oportunidade de aprimorar o papel da paternidade e da maternidade.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

Publicidade


#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE