Siga-nos nas Redes Sociais


Esportes

Brasil se garante nas penalidades em Copas do Mundo? Veja retrospecto

Publicado

dia:

Brasil se garante nas penalidades em Copas do Mundo? Veja retrospecto

A seleção brasileira já conhece o adversário das oitavas de final: será a Coreia do Sul, a segunda colocada do Grupo H. O Brasil é o único país que disputou todas as oitavas da história da Copa do Mundo. A fase existe desde 1986, nesse formato, e a Seleção tem apenas uma eliminação.

Das 10 edições de Copa do Mundo desde 1986, o Brasil só foi eliminado nas oitavas em 1990, logo para a Argentina de Maradona, na Copa da Itália. A Seleção perdeu para os argentinos por 1 a 0, com gol de Caniggia, que os “hermanos” celebram até hoje.

Publicidade

Em 1934, a seleção brasileira também perdeu nas oitavas de final, mas a Copa do Mundo era disputada em outro formato, no qual a competição já começava no mata-mata. Assim, o Brasil perdeu o primeiro jogo para a Espanha e foi eliminado.

No entanto, o restante do retrospecto é positivo. Relembre as oito classificações do Brasil nas oitavas de final da Copa em edições passadas.

Copa de 1986 – Brasil 4 x 0 Polônia

Comandado por Telê Santana, o Brasil eliminou os poloneses, do craque Boniek, com uma goleada de 4 a 0. Sócrates, Josimar, Edinho e Careca marcaram os gols da partida. A Seleção avançou para as quartas contra a França, mas foi eliminada nos pênaltis.

Publicidade

Copa de 1994 – Brasil 1 x 0 Estados Unidos

A seleção brasileira enfrentou os anfitriões do torneio em 1994 e não teve vida fácil. Com um a menos desde o primeiro tempo, após a expulsão de Leonardo, o Brasil só abriu o placar aos 28 da segunda etapa, com Bebeto, na comemoração histórica do “Eu te amo” para Romário.

Depois das oitavas, a Seleção de Parreira seguiu rumo ao tetracampeonato mundial.

Copa de 1998 – Brasil 4 x 1 Chile

A Seleção venceu o Chile por 4 a 1 nas oitavas de 1998, na campanha do vice-campeonato mundial. Ronaldo Fenômeno e Cesar Sampaio marcaram duas vezes cada. Marcelo Salas descontou para os chilenos. Esse foi o primeiro dos três encontros entre os dois países nas oitavas de final.

Publicidade

Copa de 2002 – Brasil 2 x 0 Bélgica

No ano do penta, as oitavas de final da seleção brasileira foram cercadas de polêmica. O motivo foi a anulação do gol de Marc Wilmots, que quando o jogo estava 0 a 0, abriu o placar, mas a arbitragem deu falta do atacante no zagueiro Roque Júnior.

No segundo tempo, a dupla que deu o título ao Brasil funcionou. Rivaldo marcou um golaço e Ronaldo fechou a conta no fim do jogo. Veja os melhores momentos da partida.

Copa de 2006 – Brasil 3 x 0 Gana

A adversária de 2006 foi Gana, que perdeu por 3 a 0 para a Seleção, com gols de Ronaldo Fenômeno, Adriano Imperador e Zé Roberto. A equipe de Parreira foi eliminada na fase seguinte para a França.

Publicidade

Copa de 2010 – Brasil 3 x 0 Chile

Tá em crise? Chama o Chile! A equipe treinada por Dunga venceu os chilenos por 3 a 0, com gols de Juan, Robinho e Luis Fabiano. Foi a sexta vitória seguida dos brasileiros, na época, sobre os adversários sul-americanos. Nas quartas, o Brasil caiu para a Holanda.

Copa de 2014 – Brasil 1 x 1 Chile

Se o Chile é um freguês histórico da seleção, em 2014, eles deram um susto na Seleção. Após a partida terminar em 1 a 1 no tempo regulamentar, e o fim da prorrogação com o chute de Pinilla no travessão, o Brasil conseguiu a classificação suada nas penalidades, em um Mineirão lotado.

Copa de 2018 – Brasil 2 x 0 México

Depois de fazer uma fase de grupos alternando bons e maus momentos, o Brasil venceu o México com autoridade por 2 a 0, com gols de Firmino e Neymar. A partida ficou marcada pelo cartão amarelo de Casemiro, que, por isso, ficou de fora das quartas contra a Bélgica.

Publicidade

Neymar foi caçado contra os mexicanos e provocou depois da eliminação: “Falaram demais e foram para casa”

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE